O espetáculo "À Grega" de Marcelo Marchioro foi o grande vencedor da mais esperada premiação aos artistas do teatro paranaense. O Troféu Gralha Azul chegou a sua 21ª edição na sexta-feira à noite com uma solenidade e um baile para os artistas no Circulo Militar de Curitiba.
A peça vencedora recebeu também o prêmio de melhor direção para Marchioro e melhor atriz para Claudete Pereira Jorge.
O Troféu Gralha Azul é uma realização do Teatro Guaíra e premia 25 categorias abrangendo melhores texto, direção, ator, atriz e técnica. Há também uma menção honrosa que esse ano foi oferecida à atriz Odelair Rodrigues e ao artista e produtor Fausto Cascaes, ambos com mais de 50 anos de carreira.
O ator, diretor e produtor Ailton Silva Caru foi um dos premiados pelo Gralha Azul desse ano. Seu espetáculo itinerante "Corações dilacerados" está há dois anos em cartaz e já percorreu 100 cidades com 120 mil espectadores.
Para Caru, o prêmio, mesmo polêmico, é uma ilustração do resultado de uma batalha profissional dos artistas paranaenses. "É muito bom ser premiado, mesmo que tarde. Mas o maior prêmio é poder apresentar o espetáculo".
Na esteira desse prêmio o diretor já está com um edital para a montagem de continuação da peça. "O enterro do cachorro" será outro espetáculo itinerante. Uma adapatação da obra de Ariano Suassuna e de um escritor anônimo onde Caru pretende aplicar as mesmas técnicas que levaram "Corações dilacerados" a ganhar o prêmio desse ano.