A Secretaria de Estado da Cultura divulgou no final da tarde de anteontem os 25 projetos aprovados pela Conta Cultura nas áreas de teatro, dança, música erudita, exposição itinerante, cinema e edição de livros. A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e o balé "Gambiarra", do Grupo Verve, de Campo Mourão, estão entre os beneficiados. Para este trimestre (abril a junho) foram destinados R$ 1,63 milhão, com recursos da Copel, Sanepar e Petrobras.
Outros sete projetos, de um total de 19, também foram avalizados, mas por se enquadrarem no artigo 26 da Lei 8313/91, do Ministério da Cultura, poderão receber incentivos fiscais dedutíveis de até 30%. São trabalhos voltados à música, televisão, cinema e patrimônio cultural.
Nesta primeira etapa três festivais artísticos receberam incentivos: o de Música e de Teatro de Londrina, e o de Cinema e Vídeo de Curitiba. O Festival de Inverno de Antonina, por ser incluído na categoria artes integradas, não contou com recursos do programa. A Seec afirmou que junto com a Universidade Federal do Paraná estará "trabalhando para viabilizar o evento".
A Conta Cultura foi criada no início do ano, com a decisão do governo de vetar a lei do mecenato estadual. Sua finalidade é a de facilitar a realização de projetos culturais previamente aprovados pelas Leis Rouanet e do Audiovisual.
As cotas serão divididas ao longo do ano. Este primeiro período contou com 96 inscrições, sendo que 41 deixaram de ser analisadas por apresentarem documentação indevida. Das 55 restantes saíram os 25 vencedores. Os não indicados e os não habilitados poderão participar nas próximas fases.