A Broadway vai além de seus domínios como o bairro dos espetáculos em Nova York – ali nasceram alguns dos clássicos americanos que todo o mundo conhece. ‘‘Uma Noite na Broadway’’, concerto lírico que fica em cartaz de 29 de janeiro (terça-feira) a 03 de fevereiro (domingo) no Guairinha, reune cerca de duas dezenas de canções desses grandes musicais interpretadas por quatro cantores conhecidos nacionalmente: Pepes do Vale (baixo), Paulo Szot (barítono), Luciana Bueno (mezzo-soprano) e Isabel Batista (soprano lírico). Acompanhamennto do maestro-pianista David Wenger.
O repertório inclui canções de montagens que ficaram na história dos musicais como ‘‘West Side Story’’, ‘‘Girl Crazzy’’, ‘‘The Sound of Music’’, ‘‘O Fantasma da Ópera’’, ‘‘Cats’’, ‘‘Os Miseráveis’’. Assinam as canções compositores como Andrew Lloyd, Leonard Bernstein, Jerome Kern, George Gershwin, Richard Rodgers, Colle Porter.
O produtor Cesar Almeida, da Companhia Rainha de Duas Cabeças, deixa o terreno teatral para investir pela primeira vez em música. ‘‘Temos que diversificar nossos produtos e atingir um outro público, abrir-se a outras perspectivas’’, disse para a Folha2. Ele explicou que este trabalho era um antigo sonho perseguido há anos com Pepes do Vale.
Cesar Almeida não deixou de lado seu lado de ator. Neste concerto, ele fará uma interferência cênica de apelo à paz mundial. ‘‘A paz precisa ser conquistada todos os dias’’, defende.
Entre os cantores que participam de ‘‘Uma Noite na Broadway’’, o mais conhecido em Curitiba é Pepes do Vale. Aqui ele iniciou sua carreira; participou praticamente de todas as montagens operísticas levadas no Teatro Guaíra, nos anos 90, e concertos com a Sinfônica do Paraná. Mudou-se para São Paulo há vários anos, e em 2000 foi um dos destaques do IV Festival Amazonas de Ópera.
Paulo Szot, barítono paulistano, aos 18 anos foi estudar em Cracovia, com bolsa de estudo do governo polonês. Durante cinco anos atuou na companhia estatal Slask. Em 1995 foi finalista do Concurso Luciano Pavarotti, na Filadelfia (E.U.A.) e costuma apresentar-se nas diversas capitais brasileiras. Venceu o V Prêmio Carlos Gomes.
Luciana Bueno, mezzo-soprano, venceu em 1996 o concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e em 1999 po Prêmio Maria Callas. A soprano Isabel Batista iniciou-se na música depois de se formar em Ciências Econômicas pela PUC. Seus estudos foram feitos em Nova York, inclusive o mestrado em Vocal Performance, pela New York University. Luciana foi premiada em 1995 nno Lalita Salazar Vocal Competition, na Filadelfia. Integrou o elenco da peça ‘‘Masterclass’’, estrelada por Marília Pera.
Serviço - ‘‘Uma Noite na Broadway’’
Árias de musicais americanos, defendidas por cantores líricos. Estréia hoje, sendo que os ingressos serão 1 quilo de alimento não perecível. A temporada vai até 3 de fevereiro, às 19 horas, no Guairinha, com ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.