Shows & Eventos

A arte e a amizade

08 mai 2001 às 11:19

A Biblioteca Pública do Paraná dá início nesta terça a uma série de eventos realizados em conjunto com a Fundação Biblioteca Nacional, em homenagem ao amigo. São três atividades: a mostra de filmes "Sempre Amigos", a exposição "Os Dizeres do Amigo" e o lançamento do livro "O Clarão", da autora Betty Milan, que fazem parte do projeto Amizade no Terceiro Milênio.

De hoje ao dia 10 será exibida a mostra de filmes Sempre Amigos, em cartaz no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca. As sessões são às 15 horas e a entrada é gratuita.


A mostra tem início com o filme "Para o Resto de Nossas Vidas", (1992). Direção de Kenneth Branagh, com Stephen Fry, Alphonsia Emmanuel, Kenneth Branagh e Emma Thompson. O filme conta a história de um herdeiro que antes de se desfazer de sua propriedade, uma casa de campo, convida seus amigos para as comemorações de Ano Novo. Um filme descontraído e divertido que aborda o temas pessoais com leveza surpreendente.


Na quarta, o filme "O Carteiro e o Poeta" (1995). Direção de Michael Radford, com Massimo Troisi, Philippe Noiret e Maria Grazia Cuccinotta. O poeta chileno Pablo Neruda asila-se numa pequena ilha da Itália, faz amizade com um carteiro que acaba mudando sua vida através da poesia. Com um roteiro inspirado e a beleza das locações, o diretor inglês obtém um resultado emocionante, do começo ao fim. Este filme foi indicado ao Oscar em quatro categorias.


Encerrando a mostra, quinta-feira, o filme "O Reencontro" (1983). Direção de Lawrence Kasdan, com Tom Berenger, Glenn Close, Jeff Goldblum e William Hurt. O filme narra a história de velhos amigos que se reúnem, muitos anos depois, para o enterro de um deles, que se suicidou. O encontro têm momentos de ternura e de ressentimento e acaba provocando comparações entre as antigas esperanças do passado e a realidade vivida por cada um. Momentos emocionantes e de tensão são alterados com boas piadas e muita ironia.


A exposição "Os Dizeres do Amigo" e o lançamento do livro "O Clarão", da escritora Betty Milan ocorrem quinta-feira, às 18 horas, no hall da Biblioteca. Para a difusão do ideário da amizade o mesmo evento ocorrerá em mais sete capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre. Isso se tornou possível porque o projeto foi acolhida pela rede de Biblioteca Públicas e, posteriormente, com itinerário pelo interior dos estados.


A mostra "Os Dizeres do Amigo" é uma exposição sobre a amizade, com frases retiradas do romance "O Clarão", adaptadas pela autora Betty Milan e acompanhadas por frases de autores clássicos como Aristóteles, Cícero, Montaigne, Jean-Jacques Rousseau, Sêneca e Xenofonte.


"O Clarão", livro de Betty Milan, é um romance dedicado a Carlito Maia, publicitário, diretor de Comunicação da TV Globo, que foi quem lançou Roberto Carlos. "É uma exaltação à amizade e à paz. A amizade gera a felicidade pois quer o contentamento do outro, respeita sua liberdade, aceita suas diferenças, protege, contenta e faz amar a vida. "O Clarão" também focaliza a morte, ensina a não perder tempo e não desperdiçar a existência. Quem não nega a morte, prolonga o seu tempo de vida e dos outros. Do começo ao fim, o romance mostra que o amigo é o anjo que nós procuramos e a vida merece a nossa devoção", conclui.


Betty Milan é paulista, formada em Medicina pela FMUSP, especializada em psicanálise na França com Jacques Lacan. Colabora desde 1993, com o Suplemento Mais da Folha de São Paulo, entrevistando escritores e intelectuais europeus. Parte do ano ela vive em Paris, quando se dedica a escrever. Faz parte (e já trabalhou ativamente) do Parlamento Internacional de Escritores. Como escritora tem doze livros publicados, alguns editados também na França e Argentina. Entre eles: "E o que é o Amor?", "Papagaio e o Doutor", "A força da palavra" e "A paixão de Lia".

Serviço: Amizade no Terceiro Milênio, de hoje ao dia 10, às 15 horas, com filmes, exposição e lançamento de livro dia 10, às 18 horas. na Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133. Entrada Franca


Continue lendo