Os poetas e escritores que compõem a comissão de pré-seleção da 1º Ciranda de Poesia de Londrina (Lygia Araújo, João Antõnio Menegasse, Alex Almeida, Valdir Rodrigues, Sérgio Paulo Adolfo, Railson Cardoso, José de Arimatéia Cordeiro Custódio, Aldo Moraes, Roberto Galatassay, Fábio Gilmar, Climeny Cézar, Wallace) têm até o dia 15 deste mês para escolher os 25 melhores trabalhos que participarão da final, que acontece no dia 29, no Teatro Zaqueu de Melo, às 19h30.
Nesta primeira etapa serão avaliadas a fidelidade da poesia ao tema proposto pelo autor (coerência entre título e texto), o ritmo (métrica e rima) e o correto emprego do idioma.
No total, foram 362 poesias inscritas em quatro categorias: 64 na infanto-juvenil, 70 na juvenil e 50 na infantil, das quais serão escolhidos os cinco melhores trabalhos. A categoria adulto, que teve o maior número de inscritos, 178, terá 10 trabalhos selecionados.
A premiação para os vencedores de cada categoria será um troféu. Os primeiros colocados ganharão também um livro de autoria de um poeta da cidade. Os segundos, terceiros e quartos lugares ganharão apenas o livro.
Os nomes que vão compor o júri do dia 29 ainda não estão definidos. Além do escritor Domingos Pellegrini, que já confirmou presença, o júri terá mais um escritor ou poeta londrinense, um representante da Associação de Amigos da Biblioteca Pública de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (que idealizou esse modelo de concurso) , um profissional da área de música e um da área de literatura.