Neste sábado (12), a cidade de Recife comemora seus 485 anos. Fundada em 12 de março de 1537, a capital pernambucana é um dos símbolos da beleza do estado com suas praias e atrativos culturais únicos, como a diversidade de seus gêneros musicais, arquitetura e gastronomia, ela ficou conhecida, inclusive, como a “Veneza brasileira”.
Em homenagem à data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento musical especial para destacar a tradição cultural pernambucana das festas juninas. O estudo mostra o ranking das músicas mais tocadas do segmento de Festa Junina nos últimos cinco anos em que os festejos foram realizados na cidade de Recife.
Na liderança desse ranking está a música “Meu cenário”, de autoria de Petrúcio Amorim, completam o top 3 “Eu só quero um xodó”, de autoria de Anastácia e Dominguinhos, e “Anjo querubim”, também do compositor e cantor Petrúcio Amorim. Aliás, Petrúcio Amorim se destaca nesse ranking ao lado de Gonzagão. Cada um é autor de quatro músicas que fazem parte do top 10 do segmento.
Leia mais:
Nando Reis abre o jogo sobre alcoolismo e vício em drogas
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Abaixo-assinado para matar Rudá, de 'Mania de Você', triplica número de assinaturas em dois dias
Ator de 'Emily em Paris' discorda do rumo de personagem e não descarta abandonar a série
O Ecad também fez um balanço sobre a arrecadação de direitos autorais de execução pública de músicas na capital pernambucana, no ano passado, em meio à pandemia do coronavírus, que ainda impacta a economia do país. Em 2021, Recife foi a cidade que mais contribuiu com a arrecadação no estado de Pernambuco, com uma participação de 46% do valor total arrecadado. O segmento de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, academias e outros estabelecimentos comerciais, foi o destaque e representou 67% dos valores arrecadados no município.
O ranking:
1 - Meu cenário - Petrúcio Amorim
2 - Eu só quero um xodó - Anastácia/Dominguinhos
3 - Anjo querubim - Petrúcio Amorim
4 - Numa sala de reboco - Gonzagão/José Marcolino
5 - Confidência - Jorge de Altinho/Petrúcio Amorim
6 - Pagode russo - Gonzagão/Joao Silva
7 – Anunciação - Alceu Valença
Tareco e mariola - Petrúcio Amorim
8 – Sabiá - Gonzagão/Zé Dantas
O xote das meninas - Gonzagão/Zé Dantas
9 - Espumas ao vento - Accioly Neto
10 - Seis cordas - Luiz Fidelis