Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trintou!

'O que fica é o disco inteiro, não um single', diz Badauí, do CPM 22, que faz 30 anos

André Barcisnski - Folhapress
29 jun 2024 às 15:00

Compartilhar notícia

- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A banda CPM 22 entra em seu trigésimo ano de existência com um disco novo, "Enfrente", o primeiro desde "Suor e Sacrifício", de 2017, e faz um show de lançamento em São Paulo na Audio, em 13 de julho. "É um disco muito importante para a gente", diz o vocalista Badauí, 48 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Ouça aqui:

'Birds of a Feather', de Billie Eilish, foi a música mais ouvida no Spotify em 2024

Imagem de destaque
Festa no Litoral

Praia de Matinhos terá show gratuito de Luan Santana em fevereiro

Imagem de destaque
Retrospectiva

Música em 2024 teve 'Brat', 'MTG', Beyoncé no country, Madonna no Rio e Anitta no funk

Imagem de destaque
Veja o clipe!

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

"Começamos a pensar nesse disco lá atrás, em 2019, mas aí veio a pandemia e paramos tudo. Em 2022 começamos a compor para valer. A ideia central do disco surgiu durante a pandemia, mas 70% do disco foi composto depois". Além de Badauí, a formação atual da banda tem os guitarristas Luciano Garcia e Phil Fargnoli, o baixista Ali Zaher e o baterista e Daniel Siqueira.

Publicidade


O CPM 22 surgiu em Barueri, em 1995, fazendo um punk rock com influência de bandas californianas como Bad Religion, Offspring e Adolescents, e desde então vem ganhando fãs que se identificam com as letras pessoais e as mensagens da banda.


"Nós escrevemos sobre coisas que acontecem na nossa vida", diz o vocalista, "Mas as letras podem servir para qualquer pessoa. É incrível como uma experiência pessoal sua pode refletir na vida de outras pessoas. Às vezes, alguém pode estar ouvindo uma letra que escrevi 15 ou 20 anos atrás, mas a pessoa está passando por algo naquele momento e se identifica com ela."

Publicidade


"Enfrente" é um disco marcado pela pandemia. "Acho que a pandemia acabou, mas ela ainda não saiu de dentro de nós", afirma Badauí, "Ainda estamos lidando com as consequências dela, com as marcas que ela deixou".


A banda gravou a canção "O Ano em que a Terra Parou", que diz: "Treze de abril / Saí de casa e não vi ninguém / A cidade estava mais cinza que o normal / Nem precisamos mais riscar os 'x' no calendário". "Esse disco fala sobre coisas pesadas e marcantes, mas também traz bastante esperança de que a gente possa aprender com o que aconteceu", diz o cantor.

Publicidade


Outro tema bastante presente no novo trabalho é a influência das redes sociais no comportamento da sociedade. "Covarde Digital" é uma paulada de 80 segundos feita por Badauí em parceria com Luciano Garcia. A canção é um recado para aqueles que se escondem atrás das redes sociais para propagar o ódio: "Acorda com raiva do mundo / Disposto a jogar gasolina no fogo".


Badauí diz que o CPM tem a mesma idade da internet no Brasil. "É inegável que hoje as coisas mudaram, e a indústria da música também. Não ganhamos quase nada com execução, as plataformas digitais pagam muito pouco. O que nos mantém é o público, que ainda lota nossos shows."

Publicidade


O que a internet também causou, segundo ele, foi uma mudança nos hábitos dos fãs de música: "Sinto que a galera mais jovem consome música aos pedaços. É muito raro ver uma molecada que ouve discos inteiros, o pessoal costuma ouvir singles, ou só uns trechos de algumas músicas."


Mesmo assim, o CPM 22 continua lançando discos não apenas em CD, mas também em vinil. "E só não lançamos em fita cassete porque é muito caro!", brinca Badauí. "Quando eu morrer, o que vai ficar é o disco inteiro, não o single. Penso no que é legal para o nosso legado. Temos uma história e lançamos muitos discos bons, temos um público grande que já sustenta a banda na estrada. Isso é motivo de muito orgulho."


CPM 22


- Quando Sáb. (13), às 21h
- Onde Audio - av. Francisco Matarazzo, 694, São Paulo
- Preço De R$ 70 a R$ 130
- Classificação 18 anos
- Link: https://www.ticket360.com.br/ingressos/28563/ingressos-para-cpm22-show-de-lancamento-do-novo-album


Imagem
CPM 22 lança música de trabalho do novo disco. Ouça!
A banda CPM 22 rompeu contrato com sua última gravadora no fim do ano passado e quem está produzindo o novo disco é o baixista da
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo