O tempo vai passando e a pergunta está no ar: vai ter Curitiba Pop Festival esse ano? Essa é a indagação de dez entre dez pessoas que viram pelo menos uma das duas edições do festival que trouxe bandas como The Breeders, Teenage Fanclub e os lendários roqueiros do Pixies, em apresentação única na América Latina.
Ainda não há data nem atração principal confirmados mas a organização do festival, que garantiu sua realização, continua correndo atrás dos convidados. O New Order desistiu e a bola da vez são os norte-americanos do Weezer, que lançam novo álbum em maio.
De acordo com o promotora e nova dona do Curitiba Pop Festival (CPF), Paola Wescher, o New Order, que estava bem perto de dar as caras na capital paranaense em maio, não veio simplesmente porque não querem viajar para muito longe. ''Eles disseram: 'não queremos ir para a América do Sul, sem viagens para muito longe' e não vêm mais'', afirmou Paola, que foi uma das principais responsáveis pela vinda das bandas gringas nas edições anteriores do festival indie.
No ano passado, o Teenage Fanclub já havia sido anunciado em março e, em abril, acontecia o alvoroço para conseguir um dos limitadíssimos ingressos para o show do Pixies, inicialmente marcado para a Ópera de Arame e depois alterado para a Pedreira Paulo Leminski.
Nesta edição, porém, o festival deve acontecer somente em julho ou agosto. Como o CPF não é mais um projeto da Prefeitura de Curitiba, precisa da captação de recursos independente, o que pode demorar um pouco. ''Vai acontecer mas ainda não tem data'', assegurou Paola.
Perguntada sobre a possibilidade da vinda do Weezer, Paola hesitou e preferiu desconversar. ''Não sei... A possibilidade deles virem é a mesma de qualquer outra banda internacional.'' Weezer, banda liderada pelo nerd Rivers Cuomo, é muito querida no circuito alternativo desde 94 e ganhou maior projeção após o terceiro disco, o ''Green Album''. Hoje tem no Brasil um dos maiores redutos de fãs.
O single e o videoclipe ''Beverly Hills'' (que se passa na mansão da Playboy), já estão disponíveis no site www.weezer.com e o novo álbum debuta no dia 10 de maio. Eles saem em turnê em seguida e há um ''buraco'' na agenda em julho, antes do retorno aos palcos no Japão em agosto. Seria este, finalmente, o espaço dedicado aos brasileiros?
Bem, se de especulação vive a esperança dos fãs, vale acrescentar que a empresa de telefonia Claro, que agora está investindo em festivais de rock, estaria também atrás do quarteto de Rivers Cuomo e, no segundo semestre, no Tim Festival, já estariam confirmados o hype escocês Franz Ferdinand e representantes da mais nova safra, o Kasabian.