Não se trata apenas de uma homenagem a Frank Sinatra. Com o projeto ''Sinatra Songs'', o músico curitibano Zé Rodrigo quer inaugurar uma série de tributos aos artistas que se transformaram em ícones da música dos meados do século 20. A começar por Sinatra.
Para concluir o show, resultado de um projeto de pesquisa que durou cerca de seis meses, Rodrigo leu quatro biografias do músico americano, escutou e pesquisou mais de 80 discos e três dezenas de vídeos e DVDs.
As músicas que mais apareciam nesse material e que foram mais citadas e pedidas pelo público ao longo da carreira de Sinatra foram escolhidas para integrar o repertório do show, que estréia nesta quinta-feira em Curitiba e depois parte para uma turnê em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
''Sinatra Songs'' é um projeto inédito que resgata a formação das big bands da época de Sinatra. Acompanham o vocalista Zé Rodrigo, 20 músicos de uma orquestra de sopro.
''A dificuldade em encampar um projeto como este é justamente a logística. São dezenas de litros de água a cada ensaio'', brinca Rodrigo. O cantor é vocalista da banda Soulution, que tem em seu repertório os grandes clássicos do jazz e blues. ''O projeto do Sinatra é como subir um degrau dentro da proposta da Soulution'', conta o vocalista.
O projeto começou a ser desenhado há um ano e os ensaios começaram em outubro do ano passado, mas o envolvimento do músico com os grandes clássicos da primeira metade do século passado começou muito antes.
''Quando eu era criança, meu pai ouvia muito blues e jazz e eu achava que isso era a música. Até os 8 anos, eu nunca tinha escutado outra coisa'', lembra. Aos 15 anos, o músico montou com amigos uma banda de rock, mas logo enveredou para o que foi a sua maior influência e passou a se dedicar ao repertório dos clássicos musicais dos anos 1940 até os anos 1960.
''Percebi que existe um público carente desse tipo de música. É um público adulto que não tem aonde ir nem como escutar esse repertório''. Foi dessa demanda que surgiu, há cinco anos, a Soulution Orquestra que já tem dois discos gravados. A meta com o projeto ''Sinatra Songs'' também é gravar um disco, que deve ser lançado até o final do ano.
O show ''Sinatra Songs'' tem direção musical do saxofonista Adriano Sviech e é uma realização independente. A orquestra de sopros ensaiou cerca de 20 músicas, com arranjos originais, que fizeram sucesso na voz do músico americano.
Sinatra foi escolhido para abrir a série de shows que o vocalista pretende realizar, homenageando ainda outros ícones da música, como Nat King Cole. ''Para mim, tudo isso tem um gosto todo especial. Nesse ano completo 20 anos de carreira. E se o Sinatra fosse vivo, ele estaria completando 90 anos de carreira. Esses detalhes tirei todos dos livros, até o perfume que Sinatra usava eu já descobri qual era e vou usar nos shows'', conta Rodrigo.
Nascido em 1915, em New Jersey, Estados Unidos, Frank Sinatra foi um dos maiores fenômenos musicais do século 20. Participou de mais de 50, como ''Anchors Ameigh (1945); ''On the town'' (1949) e''From here to eternity'' (1953), por qual ganhou o Oscar.
Sinatra teve seu própio show de TV por diversos anos e continuou na ativa nos anos 80 e 90. Sua última participação no cinema foi em ''The First Deadly Sin'', em 1980. Sinatra, também conhecido como ''The voice'' (A voz) e ''Blue Eyes'' (Olhos Azuis) morreu em maio de 1998, em Los Angeles, vítima de um ataque cardíaco.
Serviço:
''Sinatra Songs''
Data: de 6 a 16 de abril
Local: Original Café
Ingressos: R$ 30,00
Telefone: (41) 323-4548
Site: www.originalcafe.com