Música e café têm tudo a ver, ainda mais quando a música tem raiz e o café, uma história. Começa neste sábado, dia 27 de setembro, em Londrina, no norte do Paraná, o Rota do Café in Concert, um evento inédito para valorizar o café como atrativo turístico e a cultura regional como opção de entretenimento.
O Rota do Café in Concert promoverá, até dezembro, quatro shows de talentos regionais, o que deve reunir aproximadamente 6 mil pessoas. Gratuito e aberto ao público, o evento é uma realização do Sebrae/PR e dos empreendimentos da Rota do Café, um roteiro turístico criado em 2009 para resgatar o valor histórico-cultural do café no norte do Estado.
O Clube Choro de Londrina abrirá o Rota do Café in Concert e sua apresentação está programada para as 16 horas, no aterro do Lago Igapó. O segundo show de talentos será no próximo dia 23 de outubro, às 20 horas, quando o Grupo Chorus se apresenta no Teatro Marista, também em Londrina.
A Orquestra Londrinense de Viola Caipira, conhecida dentro e fora do Brasil, fará seu show no dia 15 de novembro, às 20 horas, na Concha Acústica de Londrina, que também servirá de palco para marcar os cinco anos da Rota do Café, organizada pelo Sebrae/PR, agentes de viagens e produtores da região.
O último show programado para o Rota do Café in Concert acontecerá no dia 5 de dezembro, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina – OSUEL, às 19 horas, no Museu Histórico de Londrina. O show da Orquestra Sinfônica também comemorará os 80 anos do município.
Durante os shows do Rota do Café in Concert, estão previstas degustações de cafés especiais da região."Queremos promover a Rota do Café por meio do entretenimento e da cultura regional, com repertório agradável e um bom café", destaca o consultor e gestor do Sebrae/PR, Sergio Garcia Ozorio.
Segundo ele, o evento é fruto de uma ampla parceria com a Abrasel, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina (Asam), Londrina Convention & Visitors Bureau, Museu Histórico de Londrina/UEL e Prefeitura, por meio do Conselho de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Secretaria Municipal de Cultura.