Crueza sempre foi uma palavra de ordem na música produzida pela banda AAAAAA Malencarada, que está na ativa desde 1996. Primando por uma sonoridade rústica, o grupo sagrou-se como uma das poucas bandas curitibanas digna do título "rock sujo e barulhento". Não que a capital paranaense seja carente de música que provoque desconforto auditivo, mas uma banda que seja rock mesmo está difícil de surgir nestas plagas.
Se fosse para seguir os critérios de seleção das bandas independentes norte-americanas (principais influências do grupo), AAAAAA Malencarada seria considerada punk ou indie rock, mas não teria relação alguma com seus conterrâneos. Em Curitiba, surgiram muitos grupos de punk rock, porém na linha melódica. Já as bandas indie rock da cidade são muito calmas e inofensivas. Ambas produzem um tipo de som sofisticado, se comparado ao esporro produzido por este grupo cheio de A's no nome, que tem na formação Cris Thainy (vocal), Norberto Pie (guitarra e vocal), Marcos Coelho (baixo) e Fábio Bug (bateria, único que não fez parte da primeira formação).
Após um período de muito trabalho e espera, a banda está com seu primeiro CD na praça, batizado como "AAAAAA Malencarada Nº 1". O rock anárquico e intenso está presente em todas suas 19 músicas repletas de guitarras sujas, bateria socada, letras marcadas por bom humor (apesar do espírito punk), levadas desleixadas e vocais estridentes, a cargo da gritona vocalista Cris - talvez a única garota vocalista de Curitiba que não tenha medo de soltar o berro.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Em aspectos técnicos, o CD perdeu na produção, que em muitas músicas deixou as guitarras baixas (e às vezes abafada), enquanto os vocais estavam altos demais. Talvez por inexperiência ou por ter sido gravado em um estúdio especializado em jingles, o grupo ficou devendo no disco muito do potencial destrutivo de suas apresentações ao vivo. A propósito, o show de lançamento foi realizado no Lino's Bar. Na ocasião, o lançamento foi levado ao pé da letra. Diversas cópias do CD foram jogadas ao público. "Neste show, não cobramos pelo CD e nem pelo ingresso. Foi uma forma que encontramos de agradecer ao nosso público e também ao Lino's Bar, por ser o único bar alternativo que é alternativo de verdade", comentou o guitarrista Norberto Pie.
O roteiro do show seguiu a mesma ordem de músicas presente no CD, começando com "Assim", que já se tornou uma das mais conhecidas do grupo. Na seqüência, vieram a aparentemente nonsense "Pelo Marfim", a grudenta "Rádios" e a candidata a hit alternativo "Sonhei". Através dos pedidos do público concluia-se quais eram as músicas mais populares da banda: "Movimento Concreto", também presente na coletânea "LototoL", de 1998, e "Vamos ao Bar", que tem letra de Neri da Rosa, que já compôs para bandas como Beijo AA Força, Ídolos de Matiné, entre outras bandas. Só a versão noise do tema da "Lu Patinadora" ficou de fora. O encerramento se deu com "Avalanches", faixa escondida nos bônus do disco.
* o CD d'AAAAAAA Malencarada pode ser adquirido através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 242-7400, aos cuidados de Norberto Pie.