Eles acabam de sair do estúdio e agora preparam o encarte do novo CD, "Rock Verdade", que deve ser lançado até outubro. O som do grupo está mais amadurecido, ganhou mais peso na guitarra e passou a flertar mais com efeitos eletrônicos. Mesmo assim o ritmo mantém a mistura básica de punk rock e surf music, que vem desde a criação da banda em agosto de 1996.
Para comemorar os seis anos de sua criação, Os Picaretas fazem um show no dia 11 de agosto no Bar Valentino. Marcada para as 21h, a apresentação vai trazer desde as primeiras composições até as músicas do novo trabalho. O grupo prometeu apresentar também composições que nunca foram gravadas.
Em seis anos de carreira a banda sempre se dedicou a composições próprias, um trabalho que começou a gerar frutos no ano passado. Primeiro com a gravação do CD "Os Picaretas". Depois com classificação para o festival Demo Sul 2001 e a participação na fase de Londrina do Skol Rock. E ainda a seleção para participar da coletânea "Pra Fora da Garagem - sons de fé, amor, devoção, loucuras e hits", que terá seu show de lançamento realizado em 25 de agosto, no bar Todas as Tribos. Os Picaretas deixam sua marca neste disco com as músicas "Sexo, Drogas e Confusão" (faixa 4) e "O Som da Montanha" (faixa 14). O projeto também conta com a produção de um fanzine e um documentário em vídeo.
Já em 2002, Os Picaretas foram incluídos no projeto "Produto do Ócio", que traz dez bandas e dez cartunistas. Cada um dos grupos trabalhou com um desenhista diferente para a criação em conjunto de músicas e histórias em quadrinhos. Os Picaretas trabalharam junto com o cartunista Alisson, e criaram a composição "Menino Zuruó". O lançamento do projeto deve ocorrer em setembro.
Também nste ano, Os Picaretas se inscreveram no Demo Sul 2002, e esperam se classificar novamente. O grupo inscreveu três músicas. A primeira opção foi "Cresce um Muro em Minha Alma", a segunda "Até o Fim", e a terceira "Som da Montanha". Todas elas estão incluídas no novo CD "Rock Verdade", que foi o maior projeto da banda em 2002.
CD engajado
"Rock Verdade" foi gravado com o dinheiro dos cachês da banda, que ainda se lamenta da não aprovação de um projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. "Bandas menores e com menos importância tiveram projetos aprovados", critica Rodrigo Bays, contrabaixista e vocalista do grupo.
Todas as gravações e mixagens foram realizadas em Londrina, no estúdio TNT. Para o lançamento estão previstas de 200 a 300 cópias iniciais. "Isso se não aproveitarmos a época de eleições para conseguir mais dinheiro. O nome da banda tem tudo a ver com muitos candidatos", satiriza Rodrigo.
As letras do novo trabalho estão mais críticas. "Procuramos falar de uma atitude mental positiva. As composições trazem temas que existem, mas a maioria das pessoas preferem fingir que não existem como a grande desigualdade social da população brasileira, e a grande corrupção existente na política", ressalta Rodrigo. Depois de lançar o novo CD, Os Picaretas pretendem participar de vários festivais de música de caráter nacional.
A formação do grupo traz Rodrigo Bays (vocal e contrabaixo), Anderson Rolim (efeitos eletrônicos), Júlio Stabelini (guitarra e vocal) e Maurício Werner (bateria). Para entrar em contato com a banda o e-mail é os_picaretas@hotmail.com, e a página oficial da grupo na Internet é www.bandaospicaretas.hpg.com.br.
>>>> Conheça todas faixas do novo CD da banda Os Picaretas com exclusividade aqui no Bonde