Quando tocou em Londrina, dois anos atrás, a banda Angra entupiu a casa noturna Amnésia. É provável que a euforia dos fãs se repita neste domingo no Country Club, onde o quinteto paulistano se apresenta a partir de 19 horas em show da turnê promocional do álbum ''Aurora Consurgens''.
O Angra consagrou-se como um dos expoentes do heavy metal melódico nacional mantendo-se firme mesmo com a saída de metade dos integrantes em 2001 (entre eles dois de seus fundadores). Do núcleo original, sobraram os guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt.
O novo álbum, o décimo da carreira, chegou às lojas comemorando os 15 anos de formação da banda. Apesar do gancho festivo, os músicos evitaram celebrar a data com uma compilação preguiçosa de sucessos. Preferiram gravar uma nova coleção de composições inéditas. O repertório é controvertido, com letras que tratam de distúrbios psíquicos, inspiradas no livro homônimo supostamente escrito por São Tomás de Aquino.
A arte do encarte (assinada pela artista plástica portuguesa Isabel de Amoriom) e as letras trazem referências à obra, que foi renegada pela Igreja Católica chegando a ser proibida por apresentar desenhos vindos de possíveis devaneios do santo e filósofo. Jung, o famoso psicanalista discípulo e posteriormente dissidente de Freud, teria estudado a obra para elaborar a teoria do inconsciente coletivo.
Musicalmente, o CD traz a banda mais pesada, com afinação mais grave das guitarras. O resultado é um som mais cru e agressivo. Os temas reiteram a habitual influência de música brasileira, além de trazerem detalhes como os arranjos orquestrais, o uso de percussão e as passagens acústicas que já se tornaram marcas registradas da banda. A primeira faixa de trabalho do disco, ''The Course Of The Nature'', foi disponibilizada antes na Internet e lançada posteriormente num videoclipe.
Os shows da turnê, porém, não se limitam ao novo repertório. No palco, a banda tem feito uma retrospectiva dos 15 anos de trajetória tocando canções como ''Rebirth'', ''Heroes Of Sand'', ''Ego Painted Grey'', ''Angels and Demons'', ''Nothing To Say'' e ''The Voice Commanding You''. Durante os shows, Rafael (vocal), Felipe (guitarra), Edu (guitarra), Aquiles (baixo) e Kiko (bateria) têm dedicado espaço também para execuções em formato acústico com todos sentados à frente da platéia.
Nessa parte, eles apresentam temas como ''Wishing Well'', ''No Pain For the Dead'', ''Abandoned Fate'' e ''Late Redemption''. Há dois anos, o Angra desembarcou em Londrina após um giro pelo Exterior onde fez apresentações no Canadá, Estados Unidos, México e Colômbia. Agora, o grupo volta à cidade pouco depois de participar do Loud Park Festival, no Japão, onde foi atração principal junto com o Megadeth.
Serviço:
Show da banda Angra
Data: 03 de dezembro, domingo
Horário: 19 horas
Local: Londrina Country Club
Endereço: Rua Fernando de Noronha, 977
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e 20,00 (estudantes). Pontos de venda em Londrina: Livrarias Porto (tel. 3329 8300), Sonkey Videosom (tel. 3377-6800), CCAA ( tel. 3373-0400), Papo Cabeça (tel. 3371-1900), Bar Valentino (tel. 3348-0791), Bar Armazém (tel. 3323-5211) e Lexx Piercing e Tatto (tel. 3324-2084). Pontos de venda em Maringá: Super Som (tel. 44/3226-8708) e Play House Studio (tel. 44/3226-8272). Ponto de venda em Cornélio Procópio: Musiteck (tel. 43/3524-2070).