A celebração dos 20 anos de existência da Pearl Jam, banda emblemática do movimento grunge, vai ser marcada por um documentário dirigido por Cameron Crowe, Pearl Jam Twenty, que vai ser exibido pela primeira vez no dia 20 de setembro, durante o Toronto International Film Festival.
"Busquei refletir o melhor do passado e do presente da banda e oferecer ao público um documento de amor à música, protagonizado por um grupo que marcou sua presença na história do rock", afirmou Crowe.
Fruto de mais de 1.200 horas gravadas, o conhecido diretor (Quase Famosos e Jerry McGuire - A Grande Virada são alguns de seus filmes) participou da intimidade da banda, além de contar com sua experiência jornalística: foi o colaborador mais jovem da revista Rolling Stone. As comemorações incluem ainda o lançamento de um CD com a trilha sonora do documentário, a ser lançado no mesmo dia 20 de setembro, e de um DVD, que chega às lojas em 25 de outubro.
Segundo a gravadora Sony, também será lançado um livro, com o mesmo título do documentário, trazendo a história da banda escrita por Jonathan Cohen e Mark Wilker, e com introdução de Crowe, além de entrevistas com membros da banda e de outros músicos, como Bruce Springsteen, Neil Young e Dave Grohl.
Finalmente, o vigésimo aniversário vai ser festejado ainda com dois concertos, nos dias 3 e 4 de setembro, quando o Pearl Jam se apresenta no Alpine Valley Music Theatre de East Troy, nos Estados Unidos. Entre os convidados, destaque para The Strokes, Queens of the Stone Age e Mudhoney.