Notícias

Partimpim vem para animar o Natal

22 dez 2005 às 17:28

O disco infantil virou um show bem-sucedido e agora volta às lojas em formato DVD. Ao adotar o heterônimo ''Adriana Partimpim'', a cantora gaúcha Adriana Calcanhotto visou primeiramente à garotada, mas acabou conquistando a adesão de madurões de todas as idades.

O projeto de gravar um disco para crianças foi além das expectativas. Nem show e DVD estavam previstos inicialmente. Mas o sucesso da empreitada amplificou a idéia original. Para distinguir a incursão pelo universo lúdico, ela evitou tirar fotos de divulgação sem os óculos rosa gigantes que realça a personagem.


No show, perenizado agora em registro audiovisual, a máscara é acompanhada de recursos circenses, figurinos coloridos, projeções e brinquedos usados como instrumentos musicais. Adriana chega ao palco de cima, de trapézio, aterrissando como se estivesse de pára-quedas. Sustentada por dois fios, desce com balões coloridos nas mãos. Ao final do espetáculo, ela senta-se sobre um balanço que sai voando.


Se o CD de estúdio trazia 10 faixas, o DVD adiciona-lhe mais 8 canções, quatro delas feitas em parceria com Ferreira Gullar. ''Um grande poeta, que mudou minha vida incontáveis vezes'' anuncia ela. As quatro composições giram em torno de felinos: ''Gato Pensa?'', ''O Ron-Ron do Gatinho'', ''Dono do Pedaço'' e ''O Gato e a Pulga''.


Nesta última, Adriana se diverte com o ritmo tecno abusando da batida reta programada e da iluminação frenética. Ela termina a canção tocando um bumbo e um apito. Outra faixa exclusiva do DVD é ''O Poeta Aprendiz'', de Vinícius de Moraes e Toquinho. Completam o bloco a vinheta de abertura ''Bolero de Rapel'' (de Dé Palmeira) e as canções ''O Mocho e a Gatinha'' (versão de Augusto de Campos e Cid Campos para ''The Only and the Pussy-Cat'', de Edward Lear) e ''Quando Nara Ri'' (parceria da cantora com Kassin).


Sobre esta última, a cantora diz: ''Kassin fez essa música para a filha dele, que nasceu no Japão. É um cara que adora dormir de manhã. Mas desde que a filha nasceu, nunca mais conseguiu dormir de manhã'' conta ela, arrancando risos da platéia. Em algumas entradas, Adriana pergunta ''tem crianças na platéia?'' apenas para ouvir a resposta da gurizada, cujo alvoroço é audível no intervalo de uma música para outra.


Ao introduzir ''Fico Assim Sem Você'', a regravação do hit de Claudinho e Buchecha, ela pede para os baixinhos cantarem junto. A embalagem do DVD é caprichada incluindo uma máscara para ser recortada. Um livrinho reúne as letras, fotos do show e uma brincadeira para dar nome a bichos feitos de dobradura de papel. Nos extras, os músicos apresentam seu lúdico kit de instrumentos mostrando como extrair som de peças improváveis como uma bacia cheia de água, uma joaninha de brinquedo e sapos de plástico.

Adriana toca uma parte desse arsenal durante o show, cuja filmagem em película traz a assinatura de Susana de Moraes. A captação foi feita em agosto passado no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.


Continue lendo