A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina realiza apresentação nesta sexta-feira (20), às 20 horas, como participação na 14ª Semana Nacional dos Museus e Semana do Café. O concerto é o segundo da Mostra de Música de Câmara 2016, e será realizado no Museu Histórico de Londrina, localizado na rua Benjamin Constant, 900.
O programa inclui obras de compositores nacionais e internacionais, dentre eles Vivaldi, Bach, Georg Muffat, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Rogério Krieger e César Guerra-Peixe. A entrada é gratuita.
A Mostra de Música de Câmara possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O projeto também conta com patrocínio de John Deere/Horizon, Unimed, e apoio da Rádio UEL FM, CBN, Hotel Crystal, Londrina Convention e Livraria da Silvia.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O concerto tem direção artística e musical do violinista Evgueni Ratchev. Com o tema "Do Erudito ao Popular", o projeto Mostra de Música de Câmara está em sua sétima edição neste ano, com o objetivo de agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira e universal.
Para a coordenadora e produtora-geral da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, Irina Ratcheva, o objetivo do grupo é realizar no decorrer do ano diversas apresentações em espaços variados, o que motivou a participação do projeto na tradicional Semana dos Museus, que em Londrina está sendo realizada juntamente com a Semana do Café.
"Será um concerto muito interessante porque poderemos divulgar nosso trabalho artístico a um público diferente. Isso torna a apresentação uma ótima oportunidade para formação de plateia. Além disso, o concerto irá ocorrer na sala de exposição do Museu, ou seja, estaremos bem próximos do público, compartilhando o espaço com outras artes presentes. Isso cria um ambiente artístico mais complexo", ressaltou Irina.
A coordenadora e produtora-geral do projeto afirmou ainda que a apresentação é aberta ao público em geral. "As pessoas poderão saborear doces, bebidas, admirar as exposições disponíveis, e terão a oportunidade de ouvir obras de compositores brasileiros e estrangeiros, presentes no repertório universal", afirmou.
A programação da Mostra de Música de Câmara será dividida em oito apresentações até o final do ano, em espaços como teatros, igrejas e escolas, e conta com participação de nomes consagrados da música de concerto.
Sobre a Orquestra - O grupo Solistas de Londrina atua no cenário nacional erudito, sendo considerado um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Seus projetos são desenvolvidos com objetivo de executar música de qualidade e, ao mesmo tempo, participar do movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.
O grupo contabiliza mais de 250 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, seis álbuns gravados e vários prêmios nacionais recebidos. O reconhecimento internacional foi alcançado por meio das suas gravações e através da realização de memoráveis concertos em um dos mais importantes festivais de música da Europa, Varna Summer International Music Festival 2010.