Pelo nono ano consecutivo, o carnaval de Curitiba contará com o festival internacional de rock Psycho Carnival, realizado entre os dias 02 e 04 de fevereiro no Jokers Pub. O evento, direcionado ao estilo musical psychobilly, vem crescendo a cada edição, e desta vez não será diferente. A programação contará com o maior número de artistas estrangeiros de sua história – cinco no total. Entre eles está Mad Sin (da Alemanha), uma atração internacional de primeira linha, com 20 anos de carreira, e cuja apresentação ao vivo é considerada por muitos como o melhor show de psychobilly da atualidade.
Outro grande destaque é Chuck Harvey, vocalista da veterana banda britânica Frantic Flintstones, que se apresentou no Brasil em setembro. Desta vez ele traz a Curitiba seu trabalho solo Chuck and The Crack-Pipes, e será acompanhado de uma banda formada por músicos brasileiros – o projeto foi rebatizado para a ocasião como Chuck and The Brazil Crack-Pipes.
Completam o time de estrangeiros a chilena Voodoo Zombies (psychobilly com vocal feminino), a argentina Motorama (neo rockabilly) e os estadunidenses The Howlers (psychobilly porrada). Entre os artistas nacionais, um dos maiores destaques são os curitibanos do grupo Ovos Presley, que fará o fechamento de uma das noites de festival. Da capital paranaense também estão escalados Sick Sick Sinners e As Diabatz (esta última, formada exclusivamente por mulheres). Do estado de São Paulo vêm quatro bandas: Big Nitrons, Voodoo Stompers, Bad Luck Gamblers e Pyromaniacs. Fechando a programação está o trio de neo rockabilly Old Stuff, do Rio Grande do Sul. A programação novamente segue a política do evento de valorizar artistas independentes desde os iniciantes até os veteranos.
Festival ganha cada vez mais importância
Além do aumento do número de atrações de outros países, o Psycho Carnival cresceu também em importância, e hoje é o maior evento independente de rock em Curitiba. No entanto, seu alcance vai além da cidade, visto que nas edições anteriores uma média de 200 pessoas de outros estados e de outros países viajaram até Curitiba para comparecer à festa.
O Psycho Carnival não leva apenas um público, mas uma cultura inteira. O evento movimenta a cena psychobilly e é uma vitrine de artistas do gênero . Isso é comprovado em vários exemplos: no ano passado a banda santista Big Nitrons foi chamada para tocar no Chile depois de ser vista no festival curitibano. Outro exemplo: as três bandas americanas da programação deste ano não estão vindo tocar por cachê, mas sim porque querem participar do Psycho Carnival, devido à sua importância.
Novas conquistas e eventos paralelos
Em novembro passado, o Psycho Carnival foi convidado a participar da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes) , o que vai ajudar no seu crescimento, através da troca de experiência e do intercâmbio com outros grandes festivais brasileiros. Outra novidade é que Instituto Goethe de Curitiba está apoiando o Psycho Carnival deste ano. Além de tudo isso, haverá uma parceria com o Grito Rock, um festival que ocorre simultaneamente em cerca de 50 cidades de 20 estados brasileiros. O Grito Rock Curitiba vai acontecer nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, antecedendo o Psycho Carnival.
A festa conta também com eventos paralelos realizados antes, durante e depois do festival. Um deles, direcionado a bandas-de-um-homem-só, vai contar com duas monobandas da Itália (Mr. Occhio e Number 71) além da atração curitibana O Lendário Chucrobilly Man. Haverá também shows nas Ruínas do São Francisco, na festa Exilados e na festa de abertura. Entre os eventos não musicais haverá uma nova edição da Copa Psycho de Futebol, um bazar com artigos relacionados à cultura rock, e estão em negociação um workshop e oficinas direcionadas para o rock e psychobilly.
Psychobilly
Estilo musical que surgiu no final dos anos 70 na Inglaterra e Estados Unidos, que em linhas gerais agrega elementos do punk e do rockabilly. Com o passar dos anos tornou-se um modo de vida e arrebanhou adeptos ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Além da musica, fazem parte da cultura psychobilly as historias em quadrinhos, o cinema, moda, carros antigos, e toda a estética dos anos 50. O gênero vem apresentando um crescimento sem precedentes no país, tendo Curitiba como maior centro desta cultura.
Serviço:
Psycho Carnival 2008
Datas: 02 a 04 de fevereiro
Local: Jokers Pub
Endereço: Rua São Francisco, 164 – Centro (Curitiba – PR)
Ingressos: por enquanto, a venda é feita através do site do evento, via depósito bancário. Em breve, maiores informações sobre pontos de venda.
Atrações confirmadas:
Mad Sin (Alemanha)
Chuck and the Brazil Crack-Pipes (Inglaterra)
Motorama (Argentina)
The Howlers (EUA)
Voodoo Zombies (Chile)
Ovos Presley (Curitiba)
Sick Sick Sinners (Curitiba)
As Diabatz (Curitiba)
Big Nitrons (Santos)
Voodoo Stompers (São Paulo)
Bad Luck Gamblers (São Paulo)
Pyromaniacs (São Paulo)
Old Stuff (Rio Grande do Sul)