O espírito empoeirado, enfumaçado e adoçicado do Blues está no sul do País esta semana. O Natu Blues Festival começou em Porto Alegre na noite do dia 31 e chega simultaneamente no dia 1º de abril em Florianópolis e Curitiba com atrações nacionais e internacionais com um certo peso.
Em Curitiba o espaço que hospeda o Festival é o Callas Dance Hall & Lounge, antigo AeroAnta, um lugar que durante muitos anos foi sinônimo de diversão garantida para os curitibanos.
Bem o Natu Blues abre logo mais com as apresentações de Big Chico &Sufflers com participação especial de Deacon Jones, seguido de Sergio Duarte & Entidade Joe e Lucky Peterson Blues Band.
Sobre Big Chico o que se pode contar é que ele é apontado como uma das melhores vozes do blues brasileiro. Dizer que tem influência dos cantores negros de Chicago é praticamente redundância já que não existe blues genuinamente nacional. É um produto americano.
Depois de Big Chico vem a participação valiosa da noite: Deacon Jones. Para quem conhece o assunto um nome de parceria brilha em seu currículo: Jonh Lee Hooker. O músico morto há pouco mais de dois anos teve em Deacon uma espécie de braço-direito durante 18 anos. E falar em Jonh Lee Hooker para blueseiro é o mesmo que falar em Mick Jaguer para roqueiro.
Jones tocou também com Freddy King e foi com ele que aprendeu que para entender o estilo seria necessário "comer, dormir, andar, falar e viver o blues". Cinco vezes eleito "Keyboard Player of the Year", o maestro do B3 tem mais de 40 anos de estrada.
Na esteira de Jones entra no palco o gaitista Sérgio Costa e sua banda Entidade Joe. Costa tem em seu currículo elogios do mestre da gaita Mark Hummel. E para encerrar a primeira noite a experiente Lucky Peterson Blues Band. O músico americano também é da turma em ascenção na escala do blues internacional.
Na noite de sábado, os curitibanos da banda Blues del Fuego abrem as apresentações. O repertório é americano com algumas composições próprias em inglês. Depois deles entram em cena Paulo Moura e a Natu Blues Band, uma turma nascida em função do próprio Festival. Eles vão ter a difícil missão de embalar o público antes da única mulher e uma das melhores atrações do festival entrar em cena. Trata-de de Deborah Coleman e sua banda. A guitarrista america é um primor de música. Deborah já ganhou o prêmio Orville Gibson Award na categoria "Melhor Guitarrista Feminina de Blues" e mais seis indicações ao W.C. Handy Award, disputando com homens o título de melhor guitarrista do ano. É tratada pela crítica especializada como uma mistura de Tracy Chapman e Jimi Hendrix.
Serviço:
Natu Blues 2004
Local: Callas Dance Hall e Lounge
Endereço: Rua Piquiri, 275 - Rebouças
Horário: a partir das 21 horas
Ingressos: R$ 15,00 para cada noite
Telefone: (41) 333-3028
Programação:
Data: 02 de abril, sexta-feira
Big Chico & The Shufflers. Convidado especial: Deacon Jones.
Sérgio Duarte & Entidade Joe.
Lucky Peterson Blues Band.
Data: 02 de abril, sábado
Blues Del Fugo
Paulo Moura & Natu Nobilis Band
Deborah Coleman & Band