Fernanda Takai e John Ulhoa, da banda Pato Fu, conversam com o público sobre música e literatura, na próxima edição do "Sempre Um Papo", que será realizada no Teatro da Caixa, nesta quarta-feira, 30 de agosto. O evento marca o lançamento do CD "Toda cura para todo mal". No dia seguinte o casal participa mais uma vez do projeto "Sempre Um Papo", mas na cidade de Cascavel.
O Pato Fu é uma banda da qual se espera tudo. Não qualquer coisa, mas tudo. Um bocado de tempo se passou desde o último CD da banda. Quase três anos. Fernanda e John tiveram sua primeira filha e esse intervalo foi em grande parte dedicado a essa "produção".
Então não custa nada lembrar: o Pato Fu é aquela banda de triunfos radiofônicos como "Depois" e paisagens emocionais como "Canção Pra Você Viver Mais". Seus discos vão do experimentalismo pop de "Ruído Rosa", ao campeão de audiência "Televisão de Cachorro".
Seu "MTV Ao Vivo" tem a classe de um concerto de orquestra de câmara e ao mesmo tempo a festa de uma banda num clube lotado. É a única banda brasileira capaz de compor e gravar uma música em japonês e ainda transformá-la em hit, "Made In Japan".
O que esperar desse novo disco? "Toda Cura Para Todo Mal" teve muito tempo para ser concebido. Canções inéditas que já se acumulavam desde o "MTV Ao Vivo" somaram-se às muitas compostas durante esse período. O CD foi todo gravado e mixado no estúdio que John e Fernanda têm em casa.
O guitarrista assina pela primeira vez sozinho a produção de um disco do Pato Fu, avalizado pela co-produção dos álbuns anteriores e pela produção recente de vários discos colocados entre os mais elogiados e premiados do último ano, com destaque para "Let It Bed", de Arnaldo Baptista.
O Pato Fu sempre trabalhou com grandes produtores e engenheiros de som. Nesse trabalho, John mostra que aprendeu a lição dos mestres e dá um passo à frente, levando o tradicional encontro de eletrônicos/acústicos a um refinamento surpreendente. A banda soa viva como nunca, ao mesmo tempo em que as sofisticações tecnológicas alcançam um teor cada vez mais orgânico.
Em "Toda Cura Para Todo Mal", Fernanda Takai mostra que atingiu sua maioridade como cantora. Leva o ouvinte pra onde quer. Faz todo mundo bater palmas e cantar Uh Uh Uh, La La La, Ié Ié!, pra depois engolir a emoção a seco em "Sorte e Azar". "Anormal", a canção que abre o disco é daquelas que vamos ouvir até cair e ainda vamos querer mais. Pop perfeito, vocais chocantes, timbres matadores, já nasceu hit.
"Amendoim" é daquelas em que todos da banda mostram os grandes músicos que são. Em especial aqui, Ricardo Koctus e Lulu Camargo (incorporado à banda desde o "MTV Ao Vivo"), baixo e piano numa cozinha arrepiante. Em "Simplicidade" o Pato Fu mostra que continua fazendo canções que ninguém mais conseguiria fazer: uma balada caipira-cibernética onde um robô canta uma moda de viola eletrônica. Tema perfeito para sítio com internet banda larga, com certeza.
Roberto & Erasmo dos bons tempos mandam lembranças em "Agridoce". Linda canção, metáfora para sabores e amores, arranjo pungente que torna difícil a tarefa de não deixar correr uma lágrima furtiva. Um clássico, assim como as demais músicas que estão no disco: "No Aeroporto", "Estudar Pra Quê?", "Tudo", "Vida Diet", "O Que é Isso?" e "Boa Noite Brasil", esta última com participação especial de Manuela Azevedo, vocalista da excelente banda portuguesa Clã.
O "Sempre Um Papo" tem entrada é franca, e é uma realização da Caixa Econômica Federal, que conta com os apoios das Livrarias Curitiba e do Hotel Mabu.
Serviço:
"Sempre Um Papo" com Fernanda Takai e John Ulhoa
Data: 30 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280
Entrada Franca
Informações: 3118-5232