Notícias

CRF confirma Fantômas e procura atrações internacionais

25 jul 2005 às 17:28

Curitiba - A definição de, possivelmente, mais duas atrações internacionais no Curitiba Rock Festival, nos dias 24 e 25 de setembro, na Pedreira Paulo Leminiski, em Curitiba, só deve ocorrer no início da próxima semana. No entanto, a além do Weezer, a produção já confirmou a vinda de 14 bandas nacionais e do grupo do ex-vocalista do Faith No More, Mike Patton, a maluca Fantômas.

O Fantômas nasceu em 1998, por Patton, que antes mostrava sua inquietação e experimentalismo rock com o Mr. Bungle. Para criar o novo grupo, fez parcerias improváveis: chamou o guitarrista do Melvins, Buzz Osbourne; o baixista do Mr. Bungle, Trevor Dunn; e o bateirista metaleiro do Slayer, Dave Lombardo. O resultado é um rock com jazz, funk, metal e hardcore.


Lançado pela Ipecac Records -a mesma gravadora que já produziu álbuns de Melvins, Queens of the Stone Age e Tomahawk-, o álbum de estréia do Fantômas, com nome homônimo, foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs, especialmente pelo ator Danny DeVito, grande fã do quarteto e do Mr. Bungle.


No entanto, o primeiro disco não fez tanto sucesso quanto o segundo e excelente ''Director's Cut'', de 2001. As releituras de temas de ''Twin Peaks'' e ''Bebê de Rosemary'' são perturbadores e serão, no mínimo, capazes de deixar muita gente que for ao festival de boca aberta. ''Delìrium Cordìa'', terceiro álbum, de 2004, não foi destaque devido aos cansativos 74 minutos de uma música só. Mas esse ano o grupo voltou ao cenário musical independente internacional com ''Suspended Animation'', autodenominado pelo grupo como 'cartoon music'. A capa traz a assinatura do cartunista japonês Yoshitomo Nara, o preferido de Patton.


O cardápio nacional do Curitiba Rock Festival já está à disposição. No dia 24, junto com o Weezer, sobem ao palco Charme Chulo (PR), Cidadão Instigado (CE), Leela (RJ), Acabou La Tequila (RJ), Rádio Outono (PE) e O Sete (RJ). No dia seguinte, no domingo, o Fantômas divide o setlist com o dodecafonismo punk da Patife Band (SP), Black Maria (PR), Suite Minimal (PR), Los Diaños (PR), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Ultramen (RS), Biônica (SP) e Karine Alexandrina (CE). A produção ainda tenta trazer mais duas bandas internacionais. Estão cogitados os nomes de The Cure, que já adiantou a vontade de voltar à America do Sul no segundo semestre, e de Flaming Lips, uma das primeiras bandas cotadas a tocar no festival.

Os ingressos estarão à venda a partir do dia 4 de agosto, somente pelo site http://www.curitibarockfestival.com. Inicialmente, serão vendidos apenas os convites promocionais, a R$ 140, para os dois dias. Outro valor deve ser divulgado posteriormente, assim como pontos de venda na Capital, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A carga de 10 mil bilhetes não será comercializada para menores de 18 anos.


Continue lendo