De Profundis é o nome de um fanzine paulista que há anos dedica suas páginas à cultura gótica, que não envolve apenas música, como muitos devem imaginar, mas também literatura, cinema, artes gráficas, entre outras áreas da expressão cultural. No entanto, atualmente, todas as atenções desta publicação estão voltadas para a música, pois acaba de ser lançada a terceira edição do CD coletânea 'De Profundis', que mostra o trabalho de bandas independentes, que fazem rock com influência pós-punk e gótica, com músicas cantadas em português.
Entre os artistas presentes, estão duas bandas curitibanas, a Zigurate e o Cores De Flores, que participam com duas faixas cada. Nenhuma das duas são bandas góticas, propriamente ditas, mas recebem fortes influências do estilo. Em razão desta presença paranaense, o CD terá uma festa de lançamento em Curitiba neste sábado, 11 de outubro, a partir das 22 horas na Rephinaria Café e Cachacaria (situada a duas quadras do Linos Bar, bastante freqüentado pelos góticos da capital paranaense). A festa terá show das duas bandas locais, e mais duas brasilienses, Banda Invisível e Rosa dos Ventos.
O cast do CD é completado por mais quatro artistas de São Paulo e Rio de Janeiro: Últimos Versos, Projeto Poetas Condenados, Urbanov e Vesuvia. Sendo que cada um participa com duas faixas, o álbum conta com 16 músicas de 8 bandas. O lançamento ficou a cargo da respeitável Baratos Afins, o mais antigo selo indepente nacional, direcionado ao rock, que já lançou discos de Arnaldo Baptista, Mercenárias, Kafka, Fellini, Golpe de Estado, Patrulha do Espaço, entre outros clássicos do rock tupiniquim.
Apesar do rótulo de gótico, Eduardo 'Morpheus' Affinito , editor do fanzine e produtor da coletânea afirma que a música presente no CD vai mais além desta classificação. "As bandas reunidas nessa compilação firmam-se em um extrato sonoro cujos principais ingredientes unem características de varias vertentes do rock, em especial a atitude "faca você mesmo" do punk rock, composições básicas, mas com arranjos trabalhados em função de melodias primorosas e experimentações que cruzam referencias que vão do "psicodelismo" dos anos 60, passando pelo "passionalismo oitentista", até as intervenções eletrônicas comuns ao presente", defende.
"Não estamos a cata de rótulos e rebuscamentos, a musica não pode simplesmente ser encarcerada entre os parênteses de uma época quaisquer que seja, ela se reinventa e aprimora-se pela interpretação de músicos apaixonados, que dão vazão aos seus sentimentos e manifestam uma identidade com algum estilo em particular", complementa Eduardo.
Serviço:
Lançamento do CD 'De Profundis' em Curitiba
Shows com as bandas Zigurate (PR), Cores D Flores (PR), Banda Invisível (DF) e Rosa dos Ventos (DF)
Discotecagem com os DJ's Floyd (Fanzine De Profundis - SP) e Doca (Grupo Virtual Gótico Curitiba)
Exposição de trabalhos artísticos de Lucas (Arte Digital) e Luciano Sampaio (Fotografia)
Data: 11 de outubro, sábado
Horário: 22 horas
Local: Rephinaria Café e Cachacaria
Endereço: Al. Augusto Stellfeld, 199 (duas quadras do Lino’s Bar)
Informações: (41) 3024-5107 e 9993-8969
Entrada: R$ 6, sem consumação mínima