Gaby Amarantos é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora paraense que ganhou destaque ao se lançar no cenário nacional musical apresentando ritmos amazônicos. Nesta terça-feira, 1º de agosto, a artista completa 45 anos de idade com a música “Ex mai love” como destaque de um estudo produzido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Entre as canções em que Gaby Amarantos gravou como intérprete e que constam na lista de cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no país, essa foi a mais tocada no Brasil, nos últimos 10 anos. Até o momento, a artista tem um total de 125 obras musicais e 182 gravações.
Leia mais:
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Ana Castela ganha Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja; assista
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Após cinco anos longe dos palcos, GAF faz show gratuito nesta quinta em Londrina
As obras musicais de Gaby Amarantos são suas composições que levam letra e/ou melodia, e que podem ser tanto as canções que ela fez sozinha ou como em parcerias com outros autores. Já as gravações são registros de obras musicais suas e/ou de outros compositores, disponibilizadas de forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD).
Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
A artista tem o direito de receber rendimentos referente à execução pública quando as suas canções tocam publicamente e isso é garantido pela Lei dos Direitos Autorais (9.610/98). Para isso, os locais e canais que utilizam música precisam efetuar o pagamento pelo licenciamento musical ao Ecad, sejam rádios, TVs, cinemas, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva.
O Ecad é o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços nos quais a música toca e emociona as pessoas. É uma instituição privada, sem fins lucrativos e administrada por sete associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), às quais compositores e artistas nacionais e estrangeiros devem ser filiados para fazer parte da gestão coletiva no Brasil. Por meio delas, o Ecad recebe as informações de cadastros de suas obras e gravações para fazer a identificação musical e a distribuição dos direitos autorais.
Ranking das músicas gravadas por Gaby Amarantos como intérprete mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos segmentos de Rádio, Casas de Festas e Diversão e Sonorização Ambiental:
1º - Ex mai love - Veloso Dias
2º - Todo mundo (tema da Copa do Mundo 2014) - Pedro Luís / Gaby Amarantos / Rock Mafia / Dudu Marote / Rodrigo Amarante / Luiz Felix Robatto / Mario Caldato Junior / S.M. Negrão / Altruda Joey
3º - Boas festas - Assis Valente
4º - Ela tá beba doida - Romim Mahta
5º - Brasil ostentação - Daniel Rigon / Pedro Bernardo / Carlinhos Moreno / Gaby Amarantos / Caca Nunes / Laercio
6º - Chuva - Iara Rennó / Thalma De Freitas
7º - Xirley - Zé Cafofinho / Original Dj Copy / Chiquinho / Marcelo Machado / Hugo Gila
8º - Coração está em pedaços - Zezé Di Camargo
9º - Pimenta com sal - Eliakin Rufino
10º - Anoiteceu - Assis Valente