O Ara Ketu, uma das bandas mais tradicionais do axé baiano, anunciou nesta terça-feira (30) que iria cancelar sua participação no Carnaval de Salvador.
Leia mais:
Ana Castela ganha Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja; assista
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Após cinco anos longe dos palcos, GAF faz show gratuito nesta quinta em Londrina
Linkin Park fisga a juventude revoltada em álbum de retorno
Um comunicado publicado nas redes sociais da banda afirmava que o cachê oferecido pela prefeitura da capital baiana permanece o mesmo desde o Carnaval de 2017 e que o grupo considerou o valor "humilhante".
Após a repercussão do caso e protestos dos fãs, a prefeitura de Salvador procurou a banda para tentar renegociar a apresentação.
RENEGOCIAÇÃO
"O Ara Ketu está aberto para uma conversa", afirmou a banda à reportagem, por meio de sua assessoria de imprensa. "Após a repercussão, a prefeitura marcou uma conversa conosco", disse o representante. A reunião entre a prefeitura e o grupo de axé deverá acontecer na próxima quarta-feira (31).
Procurada pela reportagem, a prefeitura da capital baiana afirmou que a banda permanece na programação do Circuito Dodô (Barra-Ondina) e que a apresentação está marcada para o dia 8 de fevereiro.
"A Prefeitura de Salvador tem o máximo respeito à banda Ara Ketu e mantém conversa permanente com os representantes da banda, para que façam parte da programação do Carnaval 2024. Na manhã desta terça-feira (30), inclusive, a participação do Ara Ketu foi garantida para a quinta-feira (8), no Circuito Dodô (Barra/Ondina)", afirmou a prefeitura em comunicado enviado à imprensa.
O representante da banda, no entanto, reforçou que ainda não há contrato assinado. "Houve uma procura da prefeitura de Salvador para retomar a conversa com o Ara Ketu após a manifestação da banda, mas não há nada definido. Conversaremos com os representantes visando a resolução da situação e ressaltamos que trabalharemos com transparência com os fãs e a imprensa", afirmou a banda.
DESISTÊNCIA
No comunicado inicial publicado pela banda em suas redes sociais, a afirmação era de desistência do Carnaval 2024. "Estamos desistindo do Carnaval de Salvador", dizia a banda na publicação. "No dia 27 de janeiro, fomos surpreendidos, mais uma vez, pela prefeitura de Salvador com um tratamento que desvaloriza a nossa apresentação. 31 anos depois a história se repete", dizia o comunicado.
Na postagem, a banda afirmou que já havia tentado argumentar com a prefeitura, mas recebeu "resposta negativa e até humilhante" e foi relegada aos "trios elétricos que sobram, ao horário de desfile lá no fim da fila". O Ara Ketu está completando 44 anos em 2024.