Londrina sedia, a partir das 16h deste domingo (17), a Mostra de Cultura LGBTI+, evento integrante da já tradicional Parada LGBTI+.
Repleto de atrações culturais, o evento será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal do Coletivo Movimento Construção no YouTube. A classificação etária é de 12 anos.
Esta edição do evento irá ocorrer em formato remoto por conta da pandemia de Covid-19, sendo que a organização promete seguir todos os protocolos de prevenção e combate ao vírus.
Leia mais:
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
Dinamarca vence concurso de Miss Universo; Brasil fica fora do top 30
Nando Reis abre o jogo sobre alcoolismo e vício em drogas
A proposta da Mostra é celebrar a cultura LGBTI+ e reafirmar a luta por uma sociedade mais justa e com equidade de direitos, conforme conta Poliana Santos, integrante do Coletivo Movimento Construção, realizador do projeto. “Buscamos vincular a alegria da Parada com momentos que possam trazer algum debate e reflexão sobre as demandas da nossa comunidade, direcionando o foco para a representatividade dos artistas LGBTI+ que participam da Mostra”, explicou.
Santos apresenta a transmissão de domingo ao lado de Mariana Valle, também do Coletivo. Juntam-se a elas a mestra de cerimônias Juuara Barbosa e o psicólogo Fernando Veiga.
A produtora cultural Juuara Barbosa ressalta a importância da realização do evento mesmo com todas as limitações impostas pelo contexto pandêmico. “É muito importante a Parada acontecer, ser um festival e mostrar toda a potência que a gente tem nessa adversidade”, frisou.
A programação da Mostra tem três horas de conteúdos diversos, com artistas e apresentações ao vivo direto do estúdio. As atrações foram selecionadas por meio de uma curadoria composta por profissionais do segmento artístico e cultural de Londrina. Linguagens distintas compõem a Mostra: artes visuais, música, teatro/performance, dança e literatura.
Dentre os artistas selecionados, estão os cantores Dan Murata, Sereia do Amazonas e Julie Rios. A programação conta ainda com os trabalhos da artista visual Daniele Stegmann, um bate-papo com a escritora Camila Mossi, a dança de Renan Almeida, e a performance da Amma Companhia de Teatro, além das drag queens Gangrena e Larissa Point. Você pode conferir a lista completa dos artistas selecionados ao final do texto.
A ansiedade para o dia de 17 é grande entre os participantes. Morgana Moon, uma das curadoras e drag convidada para apresentar as selecionadas desse ano, conta que a expectativa é alta. “Por ser um formato diferente, cada detalhe é único. Com toda certeza vai ser incrível, os artistas são ótimos e estão preparadíssimos”, disse.
Para a cantora Marina Madi, essa é uma oportunidade de mostrar a potência das diversidades. “Olhando para a história da nossa sociedade, onde a intolerância prevalece em muitos lugares, poder dar voz à população LGBTQI+ é uma honra e um ato de extrema importância. Nós existimos, resistimos, queremos ser vistos e ouvidos”, enfatizou.
Parada LGBTI+ de Londrina
A Parada LGBTI+ é um projeto realizado anualmente na cidade de Londrina. Sua edição inaugural foi organizada em 2017 pelo Coletivo Movimento Construção e reuniu um público estimado de cinco mil participantes no cortejo. Desde o início, o evento se firmou como uma manifestação pacífica e não partidária de pessoas LGBTI+ para celebração, defesa de seus direitos e conquistas históricas.
Em sua última edição, realizada em 2019, a Parada reuniu público de mais 10 mil pessoas no anfiteatro Luigi Borghesi (Zerão). Foram quase nove horas ininterruptas de evento, com 20 atrações distribuídas entre o percurso pelas ruas de Londrina e o palco montado no Zerão. Sob o tema “Cidadania: por equidade de direitos e respeito às diversidades”, os participantes celebraram a cultura e arte LGBTI+.
A Mostra de Cultura LGBTI+ é um evento contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) por meio de edital aprovado em 2019 e com aplicação para 2020 e 2021. A organização é do Coletivo Movimento Construção com a produtora cultural e direção geral é da PÁ! Artística.
Artistas selecionades:
Cantores: Dan Murata, Sereia Do Amazonas, Julie Rios, Luker, Liphe Camargo, Marina Madi, Venezian;
Drag queens: Gangrena, Larissa Point, Sasha Fierce, Helga Häagen-Dazs;
Dançarines: Fernanda Fugi, Renan Almeida;
Atores: André Demarchi e Adalberto Pereira da AMMA Companhia de Teatro;
Artistas visuais: Daniele Stegmann, Higor Mejīa, Lua Mansano, Gabriel Darcin;
DJs: Nate Monaco, Jô Moreno, Luciana Telles;
Escritora: Camila Mossi.