O Londrix, Festival Literário de Londrina, abriu as inscrições para escolas estaduais da cidade e autores para participação no projeto "Um dedo de prosa nas escolas". O projeto promove o encontro entre escritores, estudantes e professores para uma conversa sobre literatura, visando aproximar criadores e leitores. Em 2012 foram atendidas sete escolas e distribuídos 350 livros.
De acordo com Christine Vianna, idealizadora do projeto, todas as escolas estão convidadas para participar. "Todos os estabelecimentos de ensino que tenham o ensino médio podem participar. Para se inscrever basta enviar um e-mail para [email protected], até 30 de abril. A escolha será a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As 12 escolas com os menores índices serão escolhidas por serem as mais carentes de projetos."
A idealizadora do projeto explicou como funciona a interação entre os alunos e os autores. "Depois de selecionadas as escolas, nós visitaremos as turmas para leitura de um trecho da obra do autor e incentivo à participação do grupo de alunos. As escolas recebem com aproximadamente 15 dias de antecedência livros do autor escolhido para o encontro. A partir disso, o autor conversa com a plateia, enquanto um mediador ajuda levantando dúvidas e suscitando dos estudantes uma participação mais ativa."
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Christine pontuou a importância de tornar a literatura algo próximo do estudante. "O universo literário ainda é algo muito encantador. Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer um escritor é algo que mexe com ele." O "Um dedo de prosa nas escolas" foi indicado ao Prêmio "Viva Leitura" em 2012. O projeto é uma extensão do Festival Literário Londrix, que recebe recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura ( Promic).