Literatura

Palavras cruzadas completam 95 anos com inovações

31 dez 1969 às 21:33

Você sabia que a palavra cruzada teve origem no Antigo Egito? Isso mesmo, os primeiros registros de adivinhar palavras e cruzá-las na horizontal e vertical foram encontrados no Antigo Egito onde quadros de símbolos (hieróglifos) costumavam ser lidos em mais de uma direção.

Outra curiosidade muito interessante desse tipo de entretenimento, que está completando 95 anos de existência, é que o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do gênero, perdendo apenas para os Estados Unidos, França e Itália.


A primeira palavra cruzada foi publicada no Brasil em 1925, no jornal carioca 'A Noite', mas o hábito de cruzar palavras, descobrir significados, exercitar o raciocínio, seja entre estudantes, donas de casa ou profissionais de várias áreas, só se solidificou a partir de 1948, quando Ediouro Publicações lançou sua primeira revista do gênero. Segundo Henrique Ramos, diretor editorial das Revistas Coquetel/Ediouro, o sucesso ocorreu pelo fato daquela época não haver TV, videocassete, computador e internet e as famílias numerosas costumavam preencher o tempo livre com passatempos como adivinhações e charadas.


Hoje há revistas de passatempos para crianças, jovens e adultos, com temas, formatos e atividades variadas. São milhões de exemplares vendidos em todo país. Além do lazer que proporcionam, as palavras cruzadas ampliam o conhecimento e ainda são usadas na prevenção e tratamento de doenças neurovegetativas, na alfabetização de adultos e em mais de 16 mil escolas de todo o país, no apoio ao ensino.

Caso você esteja interessado em saber quais as opções para 'quebrar' a cabeça e aumentar seu vocabulário são elas: Caça-Palavras e Diretas (fácil, simples médio, difícil, desafio, letrão), além das palavras cruzadas na Internet e nos celulares das principais operadoras do Brasil.


Continue lendo