O Museu Histórico de Londrina recebe, nesta sexta-feira (20), às 19 horas, um evento que marcará o pré-lançamento da 14ª edição do Londrix - Festival Literário de Londrina. A programação inclui o lançamento do livro "Barthes 100: ideias e reflexões" e conversa com o escritor Carlos Fonseca, autor de "Umseteum". O evento será aberto à comunidade, com entrada gratuita. O museu está localizado na Rua Benjamin Constant, 900, no centro.
Em "Barthes 100: ideias e reflexões", organizado por Miguel Contani e Maria José Guerra, o leitor é convidado a fazer uma reflexão sobre a contemporaneidade através de uma coletânea de textos baseados nas ideias de Roland Barthes, importante pensador francês do século XX. O livro foca na questão da necessidade de outras maneiras de raciocinar o convívio social na atualidade, especialmente em relação à linguagem.
Já em "Umseteum", Fonseca mescla pesquisa histórica, linguística e ficção, reconstituindo literariamente o processo de conquista e colonização do noroeste paulista. O autor busca dar destaque especial aos acontecimentos envolvendo imigrantes e nativos dizimados, principalmente os índios da tribo Kaingang. A conversa será mediada pela pesquisadora Taysa Crsitina da Silva.
Haverá, ainda, a feira "Leia Londrina" e o "Assalto Literário", que distribuirá cerca de 500 livros em locais públicos pelos distritos da cidade para a população encontrar.
Londrix
A 14ª edição do Festival Literário de Londrina está programada para o início de 2018, e promoverá conversas e projetos de extensão para crianças e idosos, distribuição de livros, oficinas, entre outros.