Literatura

Lance recorde é esperado para obra de Bacon

31 dez 1969 às 21:33

NOVA YORK (AFP) - Uma obra do pintor irlandês Francis Bacon, será leiloada em maio em Nova York, e poderá atingir o valor recorde de 70 milhões de dólares, anunciou nesta segunda-feira a Sotheby's.

O quadro intitulado 'Tríptico, 1976', foi classificado pela Sotheby's como 'uma obra mestre do século XX' farta em simbolismos sobre a mitologia grega.


'É indiscutivelmente a obra mais importante de Bacon que está em mãos privadas. Pertence à mesma coleção há 30 anos, afirmou em comunicado Tobias Meyer, responsável pelo departamento de arte contemporânea da Sotheby's.


O quadro foi peça principal de uma exposição de Bacon na Galeria Claude Bernard de Paris em 1977, considerada a apresentação mais importante para novas obras na década de 1970. O proprietário atual comprou a obra nessa época.


Os três painéis refletem a imaginação lúcida de Bacon, baseado na representação alegórica do mito de Prometeu, acorrentado ao Monte Cáucaso para que cada dia um abutre devorasse seu fígado.


Os especialistas afirmam que este trabalho é um símbolo dos demônios interiores do artista, nascido em 1909 em Dublin.


O lance recorde por uma tela de Bacon foi de 52,7 milhões, alcançado ano passado em Nova York com a venda do quadro intitulado 'Study from Innocent X', pintado em 1962.

Francis Bacon morreu em 1992 em Madri.


Continue lendo