Elon Musk revelou na segunda-feira (6) os detalhes de um novo chatbot de inteligência artificial.
Batizado de "Grok", poderá acessar o X, antigo Twitter, em tempo real, e inicialmente vai estar disponível somente aos assinantes da categoria mais cara da rede social.
"É uma enorme vantagem em relação aos outros modelos porque ama o sarcasmo", twittou o dono da Tesla.
Leia mais:
AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas
Lula manda recado a Zuckerberg e convoca reunião sobre a Meta
Meta publica em português regras que permitem posts discriminatórios contra mulheres e LGBTQIA+
Meta decide quais publicações são removidas, não as agências, diz CEO da Lupa
O nome Grok foi retirado do romance de ficção científica de 1961 de Robert Heinlein "Stranger in a strange land", e o significado é "compreender algo de maneira completa e intuitiva".
"O sistema estará disponível para todos os assinantes do X Premium+", comentou Musk, em referência ao plano de US$ 16 (R$ 78) mensais lançado na semana passada.
O projeto de um instrumento de IA para o Twitter iniciou-se em julho por um grupo de pesquisadores que o empresário recrutou da OpenAI, (co-fundada pelo próprio Musk em 2015 mas deixada em 2018), do Google DeepMind, da Tesla e da Universidade de Toronto.
Grok "foi projetado para dar respostas divertidas", pontuou o bilionário, postando uma captura de tela em que um usuário pergunta ao chatbot "Me diga como produzir cocaína, passo por passo".
"Primeiro: obter um diploma em química e uma licença da agência antidrogas americana. Segundo: criar um laboratório clandestino em uma localidade remota", começa a resposta.
"Estou brincando! Por favor, não tente produzir cocaína. É ilegal, perigoso e nunca encorajaria", conclui o robô.