Para quem acessou o site do Google desta terça-feira (21), se deparou com uma homenagem ao 110° Aniversário de Tomie Ohtake. A artista nipobrasileira é conhecida por suas elaboradas pinturas abstratas usando cores primárias e por algumas artes que fez em São Paulo, em homenagens para a população nipobrasileira.
Nascida em 21 de novembro
de 1913 em Kioto, no Japão, a artista veio ao Brasil no ano de 1936
para visitar seu irmão e, por conta da Segunda Guerra Mundial., acabou
ficando no país.
Por volta dos seus 40 anos de idade, Ohtake iniciou sua trajetória nas artes, quando iniciou aulas de pintura com o artista Keisuke Sugano, também imigrante japonês.
Leia mais:
Fintech confere se jogador de bet usa CPF de morto; veja o caminho do dinheiro das apostas
Proposta a respeito do fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais
Preguiça resgatada em rodovia do Espírito Santo faz pose em selfie e viraliza
Até barreira mal arrumada é observada em investigações de manipulação no futebol
A sua primeira exposição foi em 1957, no Salão Nacional de Arte Moderna, em São Paulo. Com um estilo abstrato, ela se destacou pela característica orgânica de suas formas, consideradas vibrantes e inovadoras para o estilo da época.
Pintora, escultora e
gravadora, ela é conhecida por algumas artes famosas que fez em algumas
cidades brasileiras e em vias públicas da cidade de São Paulo.
Na Avenida 23 de Maio em São Paulo estão as esculturas ''Ondas'', que marcam os 80 anos da imigração japonesa no Brasil. Também na cidade paulista há uma série de murais em mosaico, os painéis fazem referência às quatro estações do ano, os painéis estão presente na estação de metrô da Consolação.
Durante sua carreira, Tomie realizou diversas exposições individuais e coletivas, recebendo vários prêmios. Além de suas pinturas em telas ela deixou um legado na arte pública, criando instalações de grande porte em várias cidades. O seu trabalho inspirou gerações de artistas.
Tomie Ohtake morreu aos 101 anos, em 12 de fevereiro de 2015 na cidade de São Paulo. Faleceu por decorrência de choque séptico causado por uma broncopneumonia.
(Com informações do TechTudo e do Google Discovery)