Está cada diz mais difícil acompanhar as mudanças nas redes sociais. A batalha da geração Z e dos milennials ainda não foi definida, mas enquanto não se tem um resultado, não seja cringe de ficar por fora das trends. Calma, os 134 milhões de brasileiros presentes na internet podem dificultar as coisas, mas vamos esclarecer.
O TikTok trouxe uma nova maneira de produzir e consumir conteúdo nas redes sociais. Os vídeos curtam dominam não só o aplicativo, mas também outras redes que estão aderindo. Nessa crescida rápida, muitas hashtags surgiram. Você já deve ter se deparado com o #POV e o #FYP.
POV (Poin of View)
Em português significa do seu ponto de vista. Ela é usada no TikTok quando alguém cria um vídeo que simula a visão de quem está vendo. Aqui no Brasil, o Mário Junior, criador do meme "Roi...Letícia, né?", é um dos exemplos que viralizaram nessa categoria. No caso, quem está assistindo ao vídeo era a Letícia.
Oi. Leticia né? pic.twitter.com/uk552Qa15S
𝖑𝖊𝖑𝖊🐈 (@xavierlecticia) June 16, 2020
FYP (For Your Page)
A hashtag significa "para a sua página" ou #FY, que é "for you", em português "para você". Quando alguém usa está tentando aparecer na aba "Para você" do aplicativo. A hashtag não é garantia de que seu vídeo vá aparecer na aba, até porque ainda não se sabe como o algoritmo escolhe os vídeos, mas muitos tiktokers usam.
DC (Dance Credits)
Em português quer dizer "créditos de dança". É utilizada quando alguém imita uma coreografia feita por outra pessoa. Assim, é uma forma de demostrar que a coreografia não é original sua.
IB (Inspired By)
A hashtag significa "inspirado por", que é usada quando a pessoa que gravou o vídeo se inspirou em outra pessoa e está dando os créditos.
Duets
Os duetos são quando você pode fazer parte do conteúdo criando um novo. Por exemplo, cantando uma música juntos, interpretando uma cena, em que cada um é um personagem.
@anabeatzzz #dueto com @ @joeveloso.a ela só tem 3 anos viu #fyp
♬ Put Your Records On - Ritt Momney
Challenge
Em português significa "desafio". Quando alguém coloca a hashtag no vídeo, ela está desafiando os outros usuários a fazer o mesmo e melhor, na tentativa de viralizar. Qualquer atividade que demande habilidade pode virar um challenge.
Cringe
No sentido literal se refere a uma pessoa estraga-prazeres, mas no aplicativo é utilizada para descrever "vergonha alheia". Ou seja, quando alguém cria um conteúdo que acaba sendo ridicularizado.
CEO
Assim como nas empresas, o CEO do TikTok também é o chefe. Seria o expert em algum assunto, por exemplo, se a pessoa dança muito bem, ela é a CEO da dança no aplicativo.
Mas além das gírias do TikTok, há muitas outras que podem confundir a cabeça dos usuários, principalmente os não tão experientes, como stalkear, dar biscoito, shipppar.
Stalkear
O "stalker" vem do inglês e significa "perseguir" ou "investigar". Assim, a expressão é usada quando você vai dar uma olhada nos perfis alheios. Quem nunca stalkeou o crush?
Crush
Ter um crush é o mesmo que dizer "ter uma queda" por alguém.
Shippar
A gíria é usada quando você torce por um casal, seja na ficção ou na vida real.
Biscoito
Com certeza você já viu o emoji de biscoito em alguma publicação, principalmente nos comentários. A expressão "dar biscoito" ou "pedir biscoito" é usada quando alguém está querendo ganhar likes e chamar atenção. Geralmente, é usada em tom de deboche. (Com informações de Agência Brasil e Tilt UOL).
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg