Entenda
Olimpíadas, inundações no Rio Grande do Sul e a queda do avião em Vinhedo estão entre os acontecimentos que mais se destacaram no Google em 2024.
Assuntos internacionais, como o furacão Milton e as eleições nos EUA, também tiveram grande interesse neste ano por aqui.
Além disso, eventos relacionados ao clima ganharam destaque em um 2024 que já é considerado o ano mais quente da história da humanidade, de acordo com o Observatório Copernicus, da União Europeia.
Os dados são de um levantamento anual da plataforma, que destaca os principais termos e assuntos que registraram aumento significativo em comparação com o ano anterior.
VEJA OS ACONTECIMENTOS QUE BOMBARAM NO GOOGLE EM 2024
OLIMPÍADAS
Os Jogos Olímpicos ocorreram em Paris, na França, de 26 de julho a 11 de agosto. A ginasta Rebeca Andrade ganhou quatro medalhas em Paris-2024, e passou a ter seis ao todo (dois ouros, três pratas e um bronze). Com isso, se tornou o maior nome da história olímpica brasileira.
Já uma das decepções para os brasileiros foi a seleção masculina de vôlei, que, com uma vitória em quatro partidas, caiu nas quartas de final diante dos EUA, na pior campanha desde Sydney-2000.
ELEIÇÕES 2024
As eleições para prefeito e vereador aconteceram em 6 de outubro, com o segundo turno em 27 de outubro.
Em São Paulo, a disputa pela vaga no segundo turno foi entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB). No fim, o emedebista venceu o psolista e foi reeleito. Sua vitória foi impulsionada pelo apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicamos), enquanto o presidente Lula (PT), que patrocinou a candidatura de Boulos, sofreu um revés.
INUNDAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL
A enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul começou no final de abril, e ao menos 104 cidades gaúchas registraram danos e ocorrências devido aos temporais, além de milhares de imóveis sem água e sem energia por dias.
JOGOS PARALÍMPICOS
As Paralimpíadas também aconteceram em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024. Com protagonismo feminino, o Brasil faz sua melhor campanha e terminou com um recorde de medalhas, alcançando o top 5 pela primeira vez.
FURACÃO MILTON
Descrito como um dos furacões mais potentes das últimas décadas e temido devido ao seu alto potencial de destruição, o furacão Milton passou pela Flórida em outubro por cerca de 12 horas. O fenômeno deixou pelo menos 3,4 milhões de pessoas sem luz e causou ao menos 10 mortes.
ELEIÇÕES NOS EUA
As eleições nos EUA foram realizadas no dia 5 de novembro e terminaram com a vitória de Donald Trump, 78, contra Kamala Harris. Ele é o candidato mais velho a ser eleito.
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO
Conhecido como Enem dos Concursos, é a maior seleção para concurso público no país. A prova foi aplicada no dia 18 de agosto, após adiamento devido às chuvas no RS, com questões discursivas e objetivas, além de uma redação. Os resultados finais estão previstos para o dia 11 de fevereiro.
ONDA DE CALOR
Após dados de novembro, cientistas concluem que temperaturas escaldantes deste ano superarão as de 2023, atual recorde. De janeiro a novembro deste ano, as temperaturas médias globais ficaram 0,72°C acima da média de 1991 a 2020 -o maior valor já registrado para esse intervalo e 0,14°C superior ao mesmo período do ano passado.
QUEDA DO AVIÃO EM VINHEDO
Um avião comercial com 62 pessoas a bordo caiu em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo em agosto. Ninguém sobreviveu. O desastre foi o mais letal do país desde 2007, quando um acidente com o voo 3504 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas deixou 199 mortos, e um dos dez piores já registrados no Brasil.
HELICÓPTERO DESAPARECIDO EM SÃO PAULO
Um helicóptero com quatro pessoas desapareceu no final do ano passado após adentrar em trecho de forte neblina no trajeto entre a cidade de São Paulo e o município de Ilhabela, no litoral norte do estado. Os destroços da aeronave foram encontrados 12 dias depois.