O mundo em meio a uma pandemia, evidentemente, já foi um lugar mais fácil em que viver. Fossem as buscas no Google um espelho dos interesses e angústias do ser humano, o retrospecto das palavras que a cada ano tiveram os maiores crescimentos nas pesquisas do buscador nos faria ter saudades do que nos entretinha ou preocupava.
Neste ano, claro, no Brasil, coronavírus foi a palavra com o maior crescimento nas buscas realizadas no site, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Google. "Auxílio emergencial" aparece na sequência, seguida por "eleições 2020" -pode significar alguma coisa para os comandantes de plantão?
Para se ter uma ideia do quanto éramos felizes e não sabíamos, em 2016, a palavra ou termo que mais cresceu nas pesquisas do Google foi: Pokémon Go, um jogo eletrônico que, a depender dos seus interesses, ou você sabe bem do que se trata ou faz apenas uma vaga ideia.
Leia mais:
Influenciadora londrinense Marcela Degusta abre o apetite de seguidores
Médica que negou câncer de mama é ordenada pela Justiça a tirar vídeos do ar
Redes sociais são reduto de divulgação de IAs usadas para despir mulheres
Nova busca do ChatGPT, da OpenAI, reproduz trechos de reportagens sem autorização
Em 2017, "Big Brother Brasil" -goste você ou não, sabe o que é. No ano seguinte, Copa do Mundo, a da Rússia. E, no ano passado, Copa América.
Alguma dúvida de que já estivemos melhor? Isso, considerando que as buscas no Google possam ser um espelho dos interesses etc...
A lista das palavras ou termos que tiveram os maiores crescimentos, em 2020, é esta:
Coronavírus
Auxílio emergencial
Eleições 2020
Eleições EUA
BBB20
Copa do Brasil
Google Classroom
Flamengo x São Paulo
Classificação Brasileirão Série A
NBA
Só por curiosidade, a lista dos anos passados é dividida em algumas categorias, entre elas os "por quês" e os "o quês".
Em 2019, "Por que o WhatsApp parou de funcionar" ocupa o topo da primeira.
"O que é libido" foi a que mais cresceu na segunda. Assim, 2020 pode ter sido ainda mais difícil para quem apenas descobriu o significado da palavra no ano passado.