Dudu Nobre é um cantor e compositor, instrumentista carioca, que festeja os seus 50 anos, nesta segunda-feira (6). Com uma carreira dedicada ao samba, ele compôs músicas de sucesso em parceria com Zeca Pagodinho, Nei Lopes, Jorge Aragão e outros.
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou um estudo sobre as suas músicas mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos e as mais regravadas em comemoração à data.
A canção “Quem é ela”, uma parceria com Zeca Pagodinho, foi a mais tocada no país entre 2013 e 2023. “Vou botar teu nome na macumba”, outra parceria com Zeca Pagodinho e “Água da minha sede”, composição feita com o parceiro Roque Ferreira completaram o top 3 dessa lista.
No ranking das músicas mais regravadas de sua autoria, “Posso até me apaixonar” ficou na liderança, seguida por “Quem é ela” e “Água da minha sede” na segunda e terceira posições, respectivamente. Até o momento o intérprete que mais gravou canções de autoria de Dudu Nobre foi o parceiro Zeca Pagodinho.
Dudu Nobre tem 179 obras musicais e 609 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não.
Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
O cantor tem os seus direitos autorais de execução pública garantidos no Brasil por fazer parte da gestão coletiva da música e manter o seu repertório atualizado. É desta forma que as suas canções podem ser identificadas e captadas pelo Ecad quando tocam publicamente em locais de frequência coletiva.
No entanto, os valores em direitos autorais só podem ser recolhidos e repassados para ele quando as pessoas e empresas que utilizam a música fazem o pagamento referente ao licenciamento musical, que é garantido por lei.
No Brasil, o Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais quando há utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva.
Com isso, a instituição garante que compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos tenham direito de receber por suas criações musicais
Veja o ranking de músicas de autoria de Dudu Nobre mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo):
1. "Quem é ela", composição de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre.
2. "Vou botar teu nome na macumba", composição de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre.
3. "Água da minha sede", composição de Roque Ferreira e Dudu Nobre.
4. "Posso até me apaixonar", composição de Dudu Nobre.
5. "No mexe mexe no bole bole", composição de Dudu Nobre.
6. "Favo de mel", composição de Moises Santiago e Dudu Nobre.
7. "Estava perdido num mar", composição de Dudu Nobre.
8. "Chegue mais", composição de Roque Ferreira e Dudu Nobre.
9. "Feliz da vida", composição de Nei Lopes e Dudu Nobre.
10. "Levada desse tanta", composição de Luizinho SP e Dudu Nobre.
11. "Quero saber da minha vida, vai na macumba", composição de Nei Lopes e Dudu Nobre.
12. "Chico não vai na corimba", composição de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre.
13. "Cem por cento você", composição de Chiquinho dos Santos e Dudu Nobre.
14. "Amor eu tenho pra te dar", composição de Fernando Magarça, Claudemir e Dudu Nobre.
15. "Semeando sorriso a Tijuca festeja o solo sagrado", composição de Claudio Mattos, Zé Paulo Sierra, Gustavo Clarão, Paulo Oliveira e Dudu Nobre.
16. "Quebro não envergo", composição de Dudu Nobre.
17. "O samba vai te pegar", composição de Pretinho e Dudu Nobre.
18. "Vem pro samba", composição de Pretinho e Dudu Nobre.
19. "Onde moram os sonhos", composição de Totonho, Jorge Aragão, Andre Diniz, Wiverson Machado, Dudu Nobre, Diego Nicolau e Evandro Bocão.
20. "Pro amor render", composição de Roque Ferreira e Dudu Nobre.
Confira o ranking das músicas de autoria de Dudu Nobre mais regravadas:
1. "Posso até me apaixonar", composição de Dudu Nobre".
2. "Quem é ela", composição de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre.
3. "Água da minha sede", composição de Roque Ferreira e Dudu Nobre.
4. "Quebro não envergo", composição de Dudu Nobre.
5. "Vou botar teu nome na macumba", composição de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre.
6. "Favo de mel", composição de Moises Santiago e Dudu Nobre.