Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enxurrada de sentimentos

'Divertida Mente 2' dá pistas sobre crises da adolescência, afirma psicóloga

Walkiria Vieira - Grupo Folha
27 jun 2024 às 09:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em "Divertida Mente 2", filme dirigido por Kelsey Mann, a personagem Riley está entrando na adolescência e, com isso, novos sentimentos passam a surgir como ansiedade, tédio, vergonha, inveja e nostalgia. Como se a enxurrada de sentimentos não fosse o bastante para alguém tão jovem, a puberdade dá as caras. 


Psicóloga com formação em Terapia Cognitiva Comportamental, Mariana Precinotto Maschetti considera esse um pacote e tanto a ser administrado pela personagem - que representa uma fase pela qual a maioria vivencia e se identifica com as situações do longa-metragem. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Durante a adolescência, a ansiedade pode ser a emoção prevalente, já que o sistema de recompensa e de detecção de medo e perigo assumem o controle do córtex pré-frontal, região responsável pelo raciocínio e a tomada de decisões", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Laboratório de Experiências"

Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas on-line gratuitas de pintura

Imagem de destaque
Vem aí?

Elton John elogia nova geração do pop e diz querer colaborar com Taylor Swift

Imagem de destaque
Trintou!

'O que fica é o disco inteiro, não um single', diz Badauí, do CPM 22, que faz 30 anos

Imagem de destaque
Luto

Morre o ator Martin Mull, o Russell de 'Two and a half men', aos 80 anos


Entretanto, segundo Maschetti, na adolescência o córtex pré-frontal ainda não está 100% desenvolvido, pois ele se forma entre os 20 aos 25 anos, e isso faz com que a Riley não saiba lidar com as emoções que está sentindo.

Publicidade


No filme, a puberdade está fazendo uma obra, então amplia e modifica o painel de controle ao ponto de as emoções já estabelecidas não entenderem mais os botões do painel. Elas tentam “controlar” Riley mas os botões não correspondem ao que eram antes e assim a desorganização está feita.


A metáfora faz sentido. "Porque na puberdade acontecem várias mudanças de circuitos e alterações de neurotransmissores e Riley, por sua vez, experimenta as emoções com mais intensidade do que havia experimentado durante a infância", observa. 


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
'Divertida Mente 2' dá pistas sobre as crises da adolescência
Filme que traz a segunda fase de vida da personagem Riley mostra como a revolução biológica da puberdade afeta as emoções, diz psicóloga
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade