Destaque

Charges e caricaturas curitibanas são destaque em Mostra

25 mar 2010 às 17:12

A partir desta sexta (26), Curitiba volta a contar com um de seus mais tradicionais espaços de exposição, especialmente dedicado a divulgar a história da cidade.

Depois de passar por obras de restauração, a Casa Romário Martins reabre às 19h com uma exposição e lançamento de um boletim que retrata o universo das charges e caricaturas em Curitiba na primeira metade do século passado.


"Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 – 1950", apresenta o resultado de pesquisas iniciadas em 2006, com o resgate de um rico material que retrata uma época pelo traço de importantes chargistas.


Enfocando assuntos casuais e corriqueiros, questões nacionais e internacionais que dominavam o noticiário daquela época, a sátira aborda temas atemporais e induz à reflexão sobre o nosso próprio cotidiano.


A exposição que toma conta da Casa Romário Martins tem o mesmo nome do boletim e faz um recorte da publicação. São 108 imagens distribuídas em dez painéis que versam sobre os diversos temas discutidos na sociedade curitibana daquele período, como anticlericalismo, modernidade, política, condição da mulher e problemas de infraestrutura urbana.


O material foi pesquisado principalmente no acervo da Fundação Cultural de Curitiba, nas revistas de época e nos desenhos originais criados por Alceu Chichorro, os quais destacam a Segunda Guerra Mundial, a política nacional e estadual e a visão que o artista tinha sobre a mulher. Duas vitrines deixam expostas à apreciação do público 14 obras originais desse material.


Serviço:


Reabertura da Casa Romário Martins com exposição e lançamento do boletim "Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 – 1950"


Quando: sexta, dia 26


Horário: às 19h


Local: Largo da Ordem, 30

Entrada franca


Continue lendo