Destaque

Amantes de personagens orientais criam "Mundo dos Sonhos"

25 fev 2013 às 14:50

Quem passou pelo calçadão de Londrina neste sábado (23) não pôde deixar de notar um grupo de jovens fantasiados com roupas grandes e coloridas. Eram os "cosplayers", pessoas que gostam de se caracterizar como personagens de jogos e desenhos japoneses ou coreanos.

O grupo estava divulgando o Dreams World (Mundo dos Sonhos), evento que será realizado em Londrina, nos dias 9 e 10 de março, das 11h às 22h, no Colégio Pontual (Rua Tupi, 455). O encontro terá batalha de bandas, animekê (karaokê com músicas de desenhos orientais), sala de jogos e palestras com a escritora de "A Arma Escarlate", Renata Ventura, e com a vlogueira (autora de vídeo-blog) Patrícia Fagundes. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$8 (meia entrada) no Colégio Pontual, na loja K2 Mangá Point e na Kabuki Revistaria ou na portaria do evento, por R$10 (meia entrada).


Segundo o organizador do evento, Fernando Guariso Crepaldi, 21 anos e estudante de Publicidade e Propaganda, Londrina tem outras mobilizações ligadas ao Cosplay. A ideia de realizar o Dreams World surgiu em 2010, como forma de acrescentar e aprofundar essa cultura na cidade.


"O pessoal gosta de se fantasiar para representar seu personagem favorito. Nos eventos há concursos, desfile, pequenas peças teatrais, tudo para mostrar a personalidade do cosplay. Tem gente que não só usa a roupa, mas realmente incorpora o personagem para mostrar o que ele gosta", disse Fernando.


Outra organizadora do evento, Débora Guimarães Renostro, 21 anos, formada em administração, é cosplayer desde os 14. "Fui apresentada aos animes e gostei muito! Quando você vai aos eventos, vê o pessoal fantasiado, tirando fotos... Você assiste o anime e pensa: "Vi alguém assim, também quero fazer isso!" Eu tenho cosplay de Tsunade e Naruto, e tem muita gente que nem sabe meu nome: ‘Olha, é a Tsunade, é a Matsumoto!’ As pessoas se acostumam com o cosplay e você atende por esses nomes, né?" Débora quer que mais pessoas conheçam esse universo. "Viemos para o calçadão para mostrar a Londrina o que é isso, divulgar essa área da cultura que não é tão conhecida."


Pedro Américo Rodrigues Santana, estudante de letras na UEL, começou no mundo do Cosplay em 2008, e continua se aprimorando. "O ideal é você sempre procurar novas técnicas de pintura, de costura, comprar lente de contato, perucas de uma qualidade boa e saber se comportar como a personagem, porque é muito mais do que se vestir".


Pedro contou que nos concursos o que mais conta é a apresentação que se faz. Segundo ele, algumas pessoas participam como profissionais. "Sempre gostei de teatro, animação, e desde que comecei a ler anime, mangá e outros filmes de super-herói, me interessei pela arte. Para mim é um hobby, mas tem muita gente que faz cosplay para vender, como armaduras e armas de personagens".


Para saber mais - O estudante de 16 anos, Mateus Rocha, criou o Blog Universo do Mundo Otaku (www.umomt.com) há dois anos. A página fala sobre mangás, animes, eventos, livros e muitos mais. "Nunca fiz cosplay, mas minhas amigas gostavam dessas coisas e fui influenciado por elas. Como quero ser jornalista, pensamos em fazer um blog, porque poderíamos escrever o que quiséssemos sobre isso", declarou.

Heloísa Rocha, irmã de Mateus, tem apenas quatro anos e vai participar pela primeira vez de um evento de cosplay, vestida de "Lolita". "Lolitas são as garotas que se vestem de boneca. Elas costumam vender cupcakes (bolos em formato de copos) nos encontros", explicou Mateus. A mãe também apoia o hobby dos filhos. "Minha mãe gosta muito que a gente participe, acho que ela até vai ao evento. Ela assiste anime, lê os mangás, se interessa bastante por isso. Lê o blog também e dá ‘pitaco’ às vezes", complementou.


Continue lendo