O Festival de Dança de Londrina termina no próximo sábado (13) com uma "Noite de Clássicos", ao ar livre, no anfiteatro Zerão. A noite será abrilhantada com a participação dos célebres solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Karen Mesquita. Eles vão apresentar a Valsa Moszkovski e o grand pas de deux de Dom Quixote. Em seguida, alunos da Escola Municipal de Dança de Londrina vão mostrar trechos de O Quebra Nozes, incluindo o grand pas de deux, um pas de trois de O Lago dos Cisnes, um pas de deux de O Corsário, além de solos de Coppélia e de Giselle.
Veja a programação dos três últimos dias
Dia 11 de Outubro
HQ
Ballezinho de Londrina – Londrina (PR)
20h30
Circo Funcart
60 minutos
Classificação indicativa: livre
De repente, personagens das histórias em quadrinhos ganham vida diante do espectador. Em "HQ", nova montagem do Ballezinho de Londrina, os dançarinos mergulham no universo estático dos heróis e vilões das tirinhas e extrapolam as suas fronteiras estéticas. Sob a direção de Wagner Rosa, o grupo desenvolve uma pesquisa que alia técnicas de balé clássico com a desconstrução dos movimentos. Também incorpora a mímica, o teatro e recursos multimeios. O resultado é um espetáculo inventivo em homenagem aos cartoons e aos seus criadores. A montagem convida o público para uma viagem que passa pelos quadrinhos infantis, como o de Walt Disney, pelos mangás japoneses e por figuras emblemáticas, como o Spirit, famoso detetive mascarado. "HQ" é a 17ª montagem do grupo que, em 2013, completa quinze anos.
Dia 12 de Outubro
HQ
Ballezinho de Londrina – Londrina (PR)
18h30
Concha Acústica de Londrina (Praça 1º de maio)
6 Estudos para Flutuar
Núcleo Artístico de Improvisação – São Paulo (SP)
20h30
Circo Funcart
40 minutos
Classificação indicativa: livre
Espetáculo solo concebido e interpretado por Zélia Monteiro com música ao vivo executada pelo pianista Danilo Tomic. "6 Estudos para Flutuar" dá continuidade à pesquisa da bailarina paulistana sobre a improvisação. Como em seus trabalhos anteriores, ela traz o conceito de dramaturgia processual, ou seja, um caminho de criação coreográfica que abarca a ação entre dança, luz, música e cenografia. A obra permanece, assim, aberta ao momento da encenação.De acordo com Zélia, a sensação, durante a dança, é de que o espaço se reconfigura de forma inesperada, como se ele caminhasse junto do movimento – o que contribui para que cada apresentação seja um momento de partilha e encontro efêmero. Com a montagem, Zélia recebeu o Prêmio APCA 2010 de melhor intérprete-criadora em Dança.
Dia 13 de Outubro
Noite de Clássicos
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)
Escola Municipal de Dança – Londrina (PR)
19h30
Anfiteatro Zerão
60 minutos
Classificação indicativa: livre
O Festival de Dança 2012 encerra sua grade artística com uma noite inesquecível. A céu aberto, dançarinos da melhor qualidade apresentam números de balé clássico e de repertório. Dois convidados especiais são os destaques da programação: Cícero Gomes e Karen Mesquita, célebres solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eles apresentam a Valsa Moszkovski e o grand pas de deux de Dom Quixote. Jovens talentos da Escola Municipal de Dança de Londrina, pratas da casa, também vão abrilhantar a noite com trechos de O Quebra Nozes, incluindo o grand pas de deux, um pas de trois de O Lago dos Cisnes, um pas de deux de O Corsário, além de solos de Coppélia e de Giselle. As apresentações acontecem no anfiteatro do Zerão e são gratuitas.