Após se apresentar no 17º Yosakoi Soran Festival, em Hokkaido, no Japão em 2008 o Grupo Sansey, de Londrina, voltou ao Festival Yosakoi Soran em São Paulo neste domingo, 26 de julho, para conquistar seu 4º título Gran Prix e se consagrar como melhor grupo de Yosakoi Soran do Brasil. Pela conquista, o grupo levou R$ 8 mil em dinheiro e o troféu criado pelo renomado artista plástico Yutaka Toyota.
No palco do Via Funchal, para uma platéia com mais de 6 mil expectadores, 25 dançarinos apresentaram coreografia de Lívia Moriyama, inspirada na lenda do Tanabata que conta a história de amor de dois jovens que só podem se encontrar em uma única noite por ano: a noite em que todos os sonhos são possíveis.
"A cada ano o Festival Yosakoi Soran é para um nós um novo e grande desafio, especialmente porque os outros grupos de todo o Brasil estão cada vez melhores, com coreografias e figurinos lindíssimos. Estamos todos orgulhosos de levar mais um título para Londrina", conta Aline Kashinoki, líder do grupo.
O Grupo Sansey é uma entidade sem fins lucrativos que divulga e preserva a cultura japonesa através da música e da dança, como o Yosakoi Soran, ritmo vibrante e com figurino colorido, que combina a dança contemporânea com os rituais e tradições do Japão antigo. Em sua sétima edição, o Festival Yosakoi Soran brasileiro é o único que acontece fora do Japão e reúne grupos de todo o Brasil. Além do Grupo Sansey, o estado do Paraná foi representado pelos grupos Wakaba (Curitiba); Mugen e Mugen Máster (Paranavaí).