Já estão abertas as inscrições para as oficinas do 13º Festival de Dança de Londrina, que acontece de 2 a 11 de outubro. Na edição 2015, a programação traz seis cursos ligados a várias modalidades da arte do movimento e às artes cênicas. Um dos destaques é a oficina de "Intervenção Urbana", cujos participantes integram um coro performativo que ocupará diferentes espaços públicos de Londrina com uma proposta inusitada que pretende mobilizar o cotidiano da cidade.
Estão disponíveis vagas para as seguintes oficinas: "Dança Contemporânea", com Harrison Gavlar (Quasar Cia de Dança – GO); "Balé Clássico", com Vanderley Silva (Escola Municipal de Bailado de Ourinhos - SP); "Intervenção Urbana e Performance", com Marcos Bulhões e Priscilla Toscano (Desvio Coletivo - SP); "Dança e Percussão Africana", com Edu Baldan e Gabriella Souza (Grupo Abayomi – SC); "Criação do Gesto", com Suely Machado (Grupo de Dança 1º Ato - MG) e "Composições Urbanas", com Cia Domínio Público (SP).
"Desde o início do Festival, temos uma atenção muito especial com a parte didática. Por meio dos cursos, bailarinos, professores, atores, estudantes de artes cênicas e o público em geral podem obter novos conhecimentos e trocar experiências. É uma inspiração e um aprimoramento para os londrinenses e também para pessoas que, cada vez mais, vêm de outras cidades e de outros estados, atraídas pela qualidade dos professores e pelo preço acessível dos cursos", comenta Danieli Pereira, coordenadora geral do evento.
Além do tradicional curso de "Balé Clássico", este ano ministrado por Vanderley Silva, referência na técnica de repertório, o Festival traz workshops dirigidos especialmente aos apaixonados pelo movimento moderno: Harrysson Gavlar, bailarino da Quasar, com passagens pela Deborah Colker e pela Cisne Negro, traz técnicas de aprofundamento na "Dança Contemporânea"; já Suely Machado, diretora da prestigiada companhia mineira 1º Ato, mergulha nas relações entre movimento, psicologia e simbologia em "Criação do Gesto". O misto de potência e leveza das danças tradicionais do oeste africano fica por conta do grupo catarinense Abayomi, em "Dança e Percussão Africana", na qual há vagas também dirigidas a músicos.
Duas das atividades formativas têm como objetivo despertar reflexões e propor ações sobre a ocupação inventiva da cidade. "Composições Urbanas", da Cia Domínio Público, leva os participantes a pensarem modos de habitar e subverter o cotidiano de espaços públicos por meio do movimento. Já "Intervenções Urbanas e Performance" reserva surpresas durante o Festival. Conduzido pelo grupo paulistano Desvio Coletivo, em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP, o curso traz exemplos de ações artísticas que fizeram história na ocupação das cidades, por meio de vídeos e fotos, e propõe jogos performativos com o objetivo de propor uma intervenção em Londrina. O resultado da oficina será a performance "Cegos", já apresentada em mais de 30 cidades do Brasil e do exterior, e que consiste num coro de indivíduos cobertos de argila, que se deslocam lentamente pelas ruas, praças e espaços de poder.
Os interessados devem acessar o site www.festivaldedancadelondrina.art.br e clicar no link "Oficinas 2015", onde é possível obter informações detalhadas sobre conteúdo, público-alvo e currículo dos professores. Na página da web também está disponível a ficha de inscrição, que deve ser preenchida e entregue na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). Para o curso "Intervenção Urbana e Performance" há uma ficha adicional, com informações sobre a atividade artística "Cegos".
Os valores das oficinas vão de R$ 10 a R$ 50, à exceção de "Composições Urbanas", que é gratuita. O pagamento deve ser feito no momento da entrega da ficha, na Funcart. As vagas são limitadas e definidas por ordem de chegada. Informações pelo telefone (43) 3342-2362.
Serviço:
Oficinas – 13º Festival de Dança de Londrina
Inscrições abertas (até o limite das vagas)
Cursos: de 2 a 11 de outubro de 2015
Programação detalhada e fichas de inscrição no site:
www.festivaldedancadelondrina.art.br
Informações: (43) 3342-2362
O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), e da Caixa Econômica Federal. O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart.