Escolas e grupos de seis cidades já confirmaram presença no 4º Encontro de Dança de Ibiporã, que será realizado na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Cine Teatro Padre José Zanelli.
O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Cultural de Ibiporã, com o objetivo de promover o intercâmbio entre as escolas e grupos da região, aperfeiçoar técnicas e oportunizar a apresentação de espetáculos ao público.
Esta edição terá a participação de professores convidados, que ministrarão cursos aos alunos e bailarinos: Genilson Gomes, de Cascavel (ballet clássico), Fábio Lourenço (jazz) e Renata Lobo (dança do ventre), os dois de Londrina. As inscrições para os cursos ainda estão sendo feitas.
A abertura será na próxima quinta (26), às 20 horas, com o espetáculo "Alice no País das Maravilhas", da Escola Municipal de Ballet, da Fundação Cultural de Ibiporã. As demais coreografias, que competirão por categoria, serão apresentadas na sexta,(27), a partir das 19 horas, e no sábado, (28), a partir das 16 horas. Todas serão abertas ao público.
De acordo com a coordenadora da Escola de Ballet, Leila Assis, haverá premiações para o melhor grupo, melhor coreografia, melhor bailarina e bailarino e prêmio revelação. Já estão inscritas 80 coreografias de escolas e grupos de Rolândia, Cornélio Procópio, Arapongas, Apucarana, Londrina, Guarapuava e Ibiporã.
HISTÓRICO DE FESTIVAIS
O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, lembra que a cidade já sediou muitos festivais e encontros de dança, que promovem um grande movimento na área e uma troca salutar entre os grupos e companhias. Ibiporã já recebeu o ballet do Teatro Guaíra, a Cia. Cisne Negro, o Bolshoi e até uma companhia da França que esteve em um destes eventos relacionados à dança.
"Este 4º encontro será com certeza um sucesso, pelo profissionalismo e empenho de toda a equipe, que sempre responde às ações propostas, e é forma de movimentarmos também o nosso Cine Teatro, que é motivo de orgulho para a cidade e projeta ainda mais o nosso município nos meios artísticos", adiantou o secretário.