A Companhia Ballet de Londrina está de volta à cidade depois de cinco apresentações do espetáculo, "Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças", na França. "Todas as apresentações tiveram os teatros lotados", disse o secretário municipal de Cultura e diretor da Companhia, Leonardo Ramos, que esteve acompanhando o grupo.
O espetáculo não é o atual da Companhia. Ele foi inscrito em um programa de intercâmbio com a Universidade de Paris e recebeu o convite para as apresentações, que foram realizadas entre os dias 11 e 17 de março, em Epinay - sur- Seine, no Maison du Théâtre et de la Danse e em Stains, no Studio Théâtre de Stains.
"É hábito na Europa, quando o espetáculo agrada, a plateia permanecer no local para conversar após o espetáculo. Além desse reconhecimento dos franceses tivemos o carinho de receber aplausos, que em média duravam 5 minutos. Improvisamos estratégia de agradecimento, pelo tempo de permanência no palco após espetáculo", destacou Ramos.
Ele ainda informou que o diretor artístico do Moulin Rouge, Thierry Outerilla, assistiu ao espetáculo e se disse emocionado com a apresentação. "Em retribuição, ele presenteou a companhia com um convite especial para assistir, em seu camarote, o Show do Moulin Rouge, em cartaz há mais de cinco anos", contou o diretor da companhia.
Criada em 1993, o Ballet de Londrina é formado por 13 bailarinos de dança contemporânea. A companhia já montou e apresentou 22 espetáculos, tendo 12 turnês nacionais e 13 viagens internacionais, incluindo o Peru, Argentina, Cuba, Paraguai e África. As apresentações na França foram as primeiras na Europa.
"Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças" destaca o rito de passagem da infância para a vida adulta, com movimentos que parecem desafiar a lei da gravidade. O espetáculo tem como base as dores, desejos e esperanças que acompanham o processo de amadurecimento do ser humano.
"Estamos honrados em acrescentar essas apresentações no currículo da companhia e mais uma vez levar o nome de Londrina para o exterior. Com essas apresentações na França abrimos portas e agora fica a expectativa de mais convites", finalizou Leonardo Ramos.
A Companhia Ballet de Londrina é mantida pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Londrina, Governo do Estado do Paraná (Conta Cultura/ Sanepar), Empre Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen.