Os contribuintes que fazem a declaração completa do imposto de renda podem optar por investir em cultura parte do tributo pago ao governo. O procedimento é bem simples e significa importante auxílio a projetos inscritos na Lei Rouanet, do governo federal. É o caso do Ballet de Londrina, que inicia uma campanha para captação de recursos. Os interessados têm até o dia 30 de dezembro para efetivar o processo.
Segundo regras da Lei Rouanet, qualquer pessoa física pode destinar um valor acima de R$ 100 reais para o projeto e deduzi-lo de até 6% do seu imposto de renda devido. Isso significa que a quantia doada para o Ballet de Londrina será restituído integralmente pelo governo, se dentro do percentual previsto. A reposição é feita por meio da redução do pagamento na declaração do ano seguinte ou pela elevação do valor devolvido ao contribuinte, no caso daqueles que têm o IR retido na fonte.
Para participar, basta fazer uma transferência ou depósito na conta do Ballet no Banco do Brasil (agência 35092, conta 29.493-4). A operação deve ser identificada da seguinte forma: no "identificador 1", informar o CPF do apoiador; no "identificador 2", informar o número 1.
Após a transação, o contribuinte deve encaminhar um e-mail com nome, endereço, telefone e CPF para apd@sercomtel.com.br. Ele contará com entrada livre nas temporadas do Ballet de Londrina na cidade-sede da companhia durante o ano de 2014. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com a produção pelos telefones 9929-3888 ou 9938-4779.
É importante lembrar que a doação para a cultura, via Rouanet, é para contribuintes pessoa física que façam a declaração completa do IR, já que no modelo simplificado não há rubrica para deduções. Pessoas jurídicas também podem destinar recursos para este fim no teto de 4% do imposto.
Para a transparência do processo, todas as doações e a prestação de contas do projeto ficam disponíveis no Salic, site do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo e à Cultura.
Em dezembro, o Ballet de Londrina completou 20 anos de trabalho ininterrupto. O grupo tornou-se referência no sul do país pela produção de vanguarda na dança e pela difusão, inclusive internacional, da arte londrinense. Sob a direção de Leonardo Ramos, a companhia já apresentou 24 espetáculos em cerca de uma centena de cidades do Brasil e de países da América, África e Europa. A circulação da companhia depende dos patrocínios de empresas e de pessoas físicas viabilizados por meio da Lei Rouanet.
Serviço:
Destinação de IR para o Ballet de Londrina
Até 30 de dezembro de 2013
Banco do Brasil
Agência 35092
Conta 29.493-4
Identificador 1: CPF do apoiador
Identificador 2: número 1
Informações: 9929-3888 (com Leonardo) ou 9938-4779 (com Danieli)