O Balé Teatro Guaíra será o anfitrião de sua festa de aniversário de 45 anos recebendo, em Curitiba, seis companhias de dança contemporânea, em quatro dias de espetáculos, a partir desta quinta-feira e até domingo (13 a 16). São espetáculos gratuitos com companhias de outras cidades, além de mesa redonda e outras atividades, incluindo intervenções urbanas.
Participam o Corpo de Dança do Amazonas (Manaus), Balé da Cidade de São Paulo (São Paulo), Cia de Dança Palácio das Artes (Belo Horizonte), Balé Teatro Castro Alves (Salvador) e Cia de Ballet da Cidade de Niterói (Niterói), além do próprio Balé Teatro Guaíra e do G2 Cia de Dança.
Cada companhia compartilhou espetáculo com o Balé Teatro Guaíra em suas cidades e agora farão espetáculos exclusivos em Curitiba. O projeto Balé Teatro Guaíra e Cias passou por Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e passará por Niterói, no final do mês. A iniciativa proporcionou intensa troca de experiências e belos espetáculos para as cidades e suas companhias públicas de dança.
AFINIDADES - Em comum com o BTG, estas companhias construíram a história da dança no Brasil e possuem um sistema de gestão similar, apoiado no poder público, além de afinidades em sua proposta artística. Por conta disso, foram convidadas a dividir o palco com a companhia aniversariante.
"Entendemos que a melhor maneira para comemorar os 45 anos de vida é nos aproximarmos daqueles que admiram esta arte, seja com o público ou com nossos parceiros de ofício", explica a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli.
130 COREOGRAFIAS - O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 pelo Governo do Estado do Paraná. Durante todo seu percurso contou com importantes diretores e coreógrafos, acumulando mais de 130 coreografias realizadas.
Na atual direção de Cintia Napoli, o BTG tem como metas a concretização de políticas de acessibilidade à dança, a promoção de espaços de incentivo ao artista criador e a difusão e produção de espetáculos que integram o seu repertório.
ALÉM DA DANÇA - A agenda comemorativa da semana inclui duas mesas redondas, que acontecerão com a participação dos diretores das companhias visitantes e atividades complementares, como oficinas, apresentações em espaços alternativos, intervenções urbanas e mostras de vídeos.
O objetivo do encontro é discutir os rumos e oportunidades das companhias ligadas às esferas governamentais. A expectativa é reunir, além de bailarinos, também estudantes e demais profissionais da dança, movimentando a cena da dança do país.
As companhias farão também intervenções urbanas em espaços públicos da cidade, como a praça Santos Andrade, praça Tiradentes e o Paço da Liberdade. Fecham a programação também duas oficinas e um work in progress.
"Para além da aproximação entre os artistas, contamos com a participação ativa da comunidade. Acreditamos que as verdadeiras transformações se fazem nas ações, atuando efetivamente na construção e fortalecimento da cultura no nosso país", diz Cintia Napoli.
O PROJETO - O projeto Balé Teatro Guaíra e Cias é um realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com a produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, coprodução do Centro Cultural Teatro Guaíra, apoio local da Galvão Locações e Fundação Cultural de Curitiba e patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), BNDES e Volvo.
Serviço
Balé Teatro Guaíra & Cias
De13 a 16 de novembro
Entrada franca
Auditórios: Guairinha e Guairão
Entrada franca
Endereços das apresentações:
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha Rura XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba
Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem, Curitiba, Pr)
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes 999 - Centro Cívico, Curitiba, Pr)
Programação:
Curitiba
Dia 13 de novembro
Balé Teatro Guaíra – A Sagração da Primavera às 21 horas
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Dia 14 de novembro
Curitiba
Cia. de Dança Palácio das Artes – Entre o Céu e as Serras às 21 horas
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
G2 Cia de Dança – Blow Elliot Benjamin às 19 horas
Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Experiência Urbana com o Balé Teatro Guaíra
11h30 - Praça Santos Andrade
17h00 – Praça Tiradentes
17h30 - Paço da Liberdade
Oficina de Fundamentos do Método Pilates com o Balé Teatro Castro Alves às 14 horas
Casa Hoffmann
Apresentação do Corpo de Dança do Amazonas às 16h30
Casa Hoffmann
15 de novembro
Curitiba
Balé da Cidade de São Paulo – Uneven, O Balcão do Amor (Duo), Abrupto às 21 horas
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Corpo de Dança do Amazonas – Sagração da Primavera às 19 horas
Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Mesa de Debate sobre Cias. Públicas, com a participação dos diretores do Balé Teatro Guaíra, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Corpo de Dança do Amazonas e Balé da Cidade de São Paulo às 9 horas
Museu Oscar Niemeyer
Experiência Urbana com o Balé Teatro Guaíra
11h45 - Museu Oscar Niemeyer
17h30 - Largo da Ordem
17h45 - Rua XV de Novembro
Oficina de Espaço Dança Contemporânea com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói às 14 horas
Casa Hofmann
Work in Progress com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
16h30 - Casa Hoffmann
16 de novembro – Curitiba
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – Romeu e Julieta às 21 horas
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto
Balé Teatro Castro Alves - ...Ou Isso às 19 horas
Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha
Mesa de Debate sobre Cias. Públicas, com a participação dos diretores da G2 Cia de Dança, Balé Teatro Castro Alves, Cia de Dança Palácio das Artes e o Coordenador de Dança da Funarte às 9 horas
Museu Oscar Niemeyer
Experiência Urbana com o Balé Teatro Guaíra às 11h45
Museu Oscar Niemeyer e Ruínas de São Francisco às 17 horas
Apresentação de Banquete com a G2 Cia de Dança às 16 horas
Casa Hoffmann
Niterói – Rio de Janeiro
De 1 a 23 de novembro
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – Casa de Caril
Balé Teatro Guaíra – Sagração da Primavera