A Funcart realiza, nesta quarta, dia 28 de novembro, duas apresentações de dança abertas na Escola Municipal Mercedes Martins Madureira. Este será o início de uma série de espetáculos, que deverão percorrer também as seguintes escolas da Rede Pública Municipal: Escola Maria Shirley Barnabé Lyra, dia 4 de novembro, Escola Municipal Professor José Gasparini, dia 7 de novembro, Escola Bárbara Falcosvki, dia 9 de novembro e Escola Atnázio Leonel, dia 10 de novembro.
As apresentações são apenas uma das etapas de um projeto mais amplo que teve início há uma semana, com oficinas para os professores das escolas envolvidas, seguido de um trabalho com os alunos em sala de aula, e que deverá terminar, na semana seguinte às apresentações, com a seleção de alunos das escolas envolvidas para ingressarem, como bolsistas, na Escola Municipal de Dança.
Na primeira fase, Patrícia Proscêncio, professora da Escola Municipal de Dança, ex-integrante do Ballet de Londrina, mestranda em Educação Escolar e Especialista em Metodologia da Ação Docente, ministrou oficinas tratando de aspectos da corporeidade e do corpo na escola, bem como discutindo a respeito do espetáculo que será apresentado e sobre a rotina de trabalho de um profissional de dança.
Também monitoraram este trabalho, 5 dos bolsistas integrantes do projeto "Capacitação artística e cultural de Professores da Rede Pública Estadual e Municipal" , desenvolvido pela Funcart, com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – FUNDO PARANÁ.
Nas apresentações de dança, serão executados trechos dos ballets clássicos de repertório "Coppélia" e "O Quebra-Nozes", com alunos dos últimos estágios da Escola Municipal de Dança e fragmentos de montagens contemporâneas do Ballezinho de Londrina e Grupo Teia, ambos formados por alunos da Escola Municipal de Dança.
Na última etapa do processo, serão realizados testes de aptidão física, coordenados por Luciana Lupi, professora da Escola Municipal de Dança, ex-integrante do Ballet de Londrina e fisioterapeuta, com cada turma das escolas, para selecionar 40 bolsistas para ingressar, em 2010, na Escola Municipal de Dança, que oferece cursos regular de dança clássica, com oito anos de duração e que já formou inúmeros bailarinos que hoje têm na dança a sua profissão.