O longa nacional "Carro Rei", da diretora Renata Pinheiro, foi selecionado e fará sua estreia mundial no Festival de Roterdã, que acontecerá entre os dias 1º a 7 de fevereiro de 2021.
O filme adota fantasia e realismo para contar a história de Uno (Luciano Pedro Jr), que tem esse nome em referência ao carro em que nasceu, a caminho da maternidade, em Caruaru (PE).
O automóvel é considerado como um melhor amigo pelo jovem, e quando uma nova lei proíbe a circulação de carros antigos, Uno busca uma solução com seu tio, o mecânico com ideias mirabolantes Zé Macaco (Matheus Nachtergaele). Juntos, os dois transformam o antigo automóvel no Carro Rei, que interage com humanos, se comunicando e demonstrando sentimentos.
Leia mais:
'Besouro Azul' destrona 'Barbie' e fatura alto em bilheteria no mundo
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Margot Robbie achou que a produção do filme 'Barbie' nunca seria autorizada
Dirigido por Michael B. Jordan, Creed III estreia nos cinemas; confira a programação
Para a diretora, que assina o roteiro com Sergio Oliveira e Leo Pyrata, o longa pretende discutir o apego "exagerado" dos brasileiros aos automóveis
"Os carros particulares ocupam as ruas, as mentes e os planos dos governantes: são mais que veículos, são tratados com mais regalias que os transeuntes", diz Renata Pinheiro em comunicado enviado à imprensa. "Essa importância desproporcional dos automóveis na sociedade brasileira, pode ser fruto de uma falsa crença que o carro é um símbolo de ascensão social e prosperidade".
Os atores Jules Elting, Clara Pinheiro, Adélio Lima e Ane Oliva também participam do elenco principal, enquanto Tavinho Teixeira faz a voz do Carro Rei.