Estreias

Confira a lista de filmes que leva a emoção do esporte ao cinema

07 fev 2019 às 14:18

'Invictus'

Após 26 anos de prisão, Nelson Mandela (Morgan Freeman) se candidata e ganha as eleições para presidência da África do Sul. O grande desafio de seu mandato seria acolher os anseios da população, em sua maioria negra, e provar para minoria branca e dominante, que ela não seria negligenciada. Sabendo que em seu país, naquele ano de 1990, ocorreria a Copa do Mundo de Rugby, Mandela pede a Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, que o ajude a fazer a seleção de seu país campeã mundial. Um filme cheio de reflexões sobre racismo pós-apartheid e também como o esporte influencia e ajuda na criação de uma sociedade mais igualitária.



'Guerra dos Sexos'


Bobby Riggs (Steve Carell) é um tenista ex-campeão que já foi número um do mundo, um jogador sexista que aposta que nenhuma mulher pode ser melhor que ele dentro das quadras. Já Billie Jean King (Emma Stone) é a nova número um da classificação mundial e luta pela igualdade de salários e de gênero no esporte e fora dele. Determinada a derrotá-lo nas quadras, Billie Jean King não enfrenta só o peso do gênero, mas também tem de lidar com as questões de sua sexualidade. Muito mais do que a questão do esporte, é um filme baseado em uma história real que traz no tênis mais reflexões do que só a esportiva.



Coach Carter - Treino Para Vida


Ken Carter (Samuel L. Jackson) é dono de uma loja de artigos que aceita ser o novo treinador de basquete de sua antiga escola, que fica numa zona pobre da cidade. Um homem rigoroso, Carter impõe que os alunos-atletas devem assinar um contrato, se vestirem e se portarem de forma adequada e tirar boas notas em todas as matérias. Vários dos estudantes são resistentes às novas regras do treinador, mas acabam aceitando-as. Com o tempo, o time de basquete melhora e começa a ganhar todos os jogos. Com um método diferente do que estavam acostumados, alguns pais de alunos sentem que essa não é a melhor forma de treinarem seus filhos, mas mesmo assim, Carter continua com suas lições. Num determinado momento, o grupo cai de rendimento, o que faz o técnico tomar atitudes radicais e inesperadas. Um filme que mostra como o esporte pode transformar e salvar vidas.



Space Jam - O Jogo do Século


Numa mistura de animação com vida real, os Looney Tunes estão sendo ameaçados por alienígenas para trabalharem num parque de diversão. Para ganhar sua liberdade e a de seus amigos, Pernalonga propõe um jogo de basquete entre os aliens e os Looney Tunes. É aí que o lendário jogador de basquete Michal Jordan entra para salvar a pele de seus amigos. Um filme divertido, mistura humor com um saudosismo ao basquete e a Jordan. E não para por ai: este ano sai a sequência de 'Space Jam' com nada mais nada menos que LeBron James.






Um Sonho Possível


Com um enredo tocante e sensível, 'Um Sonho Possível' conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um garoto negro que tem uma mãe viciada em drogas e dorme na escola. Numa noite gelada, tentando fugir da chuva, Big Mike (como é chamado na escola) se encontra com Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), uma milionária que tem os filhos matriculados na mesma escola que ele. Leigh Anne leva Big Mike para casa para passar a noite num lugar coberto. A partir daí, Michael e Leigh Anne começam a construir uma relação familiar. Além disso, Michael tem uma aptidão invejável para futebol americano, fazendo com que, mesmo num caminho difícil e sofrível, ele se tornasse um astro da NFL.



Menina de Ouro


Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) é uma lutadora de boxe que acredita que tem um grande potencial para ser uma premiada boxeadora. Em busca de seu sonho, ela pede que Frankie Dunn (Clint Eastwood), um velho agenciador de boxeadores que conseguiu lançar vários lutadores, a treine. Mas, Frankie se recusa por dois motivos: por já estar muito velho e por ela ser uma garota. Mesmo assim, Maggie não desiste e é ajudada por Scrap (Morgan Freeman) cuidador do ginásio de Frankie e único amigo do agenciador. Um filme de superação! Clint Eastwood se supera como ator e diretor. O longa rendeu o Oscar de Melhor Atriz a Hilary Swank, pela forte e ao mesmo tempo sensível atuação.



Karatê Kid


Daniel Larusso (Ralph Macchio) muda-se para a Califórnia por conta de sua mãe, não se adapta ao novo lugar. Tentando se encaixar e conseguir novos amigos, Daniel se apaixona por Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota popular da nova escola que tem um ex-namorado valentão e lutador de karatê. O ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), não gosta nada do romance de Daniel e Ali e começa a encrencar com Larusso. A gangue de Johnny encontra Daniel no fim de uma rua e bate no mocinho com muitos golpes de karatê. Neste momento, surge Senhor Miyagi (Pat Morita), um velho mestre de karatê que salva Daniel da surra. Miyagi aceita treinar Daniel para sua auto-defesa, e durante as aulas, surge uma relação de amizade entre os dois.



Maldito Futebol Clube


Para terminar a lista, uma dica para os doentes por futebol. "Maldito Futebol Clube" conta a história do lendário treinador inglês Brian Clough, interpretado por Michael Sheen, e sua rápida passagem pelo Leeds United em 1974. Antes das dificuldades enfrentadas no novo clube, o treinador entrou para a história do Derby County no comando da equipe entre 1967 e 1973. A luta dentro dos campos ingleses décadas antes do glamour da Premier League valeu a pena. Em 1975, o técnico falastrão e polêmico assumiu o Nottingham Forest e conquistou o bicampeonato da Liga dos Campeões da Europa nas temporadas 78/79 e 79/80.


*Sob supervisão do editor on-line, Rafael Fantin


Continue lendo