A chinesa Chloé Zhao ganhou o Oscar de melhor direção por "Nomadland", seu terceiro filme. Ela é a segunda mulher a vencer o prêmio na história, depois de Kathryn Bigelow, que ganhou em 2010 por "Guerra ao Terror".
A diretora de 39 anos já tinha feito história ao ser a primeira cineasta não branca a ser indicada à categoria.
Ela e Emerald Fennell, de "Bela Vingança", foram a sexta e sétima mulher da história a serem indicadas na categoria. Zhao era a favorita.
Protagonizado por Frances McDormand, de "Três Anúncios para um Crime", o filme narra a história de Fern, uma mulher que após perder o emprego passa a viver como nômade pelas estradas dos Estados Unidos.
"Tenho pensado muito em como eu continuo quando as coisas ficam difíceis", disse, em discurso, neste domingo. "Quando eu estava crescendo na China, meu pai e eu costumávamos a jogar esse jogo, nós memorizávamos poesias chinesas e recitávamos juntos e tentávamos terminar as frases um do outro."
"A primeira frase [de uma delas] é 'as pessoas ao nascer são boas', e aquelas palavras tiveram tanto impacto em mim quando criança. E eu ainda acredito nelas, mesmo que o oposto pareça verdade, eu sempre achei bondade nas pessoas que eu encontrei pelo mundo."