O BV (antigo Banco Votorantim) contratou Taís Araujo como embaixadora e colaboradora do banco por três anos. Em uma campanha com a atriz que vai ao ar nesta terça-feira (22), o BV busca se firmar como banco sustentável e digital.
A peça vai abordar a compensação de emissão de carbono pelo banco que, desde janeiro de 2021, neutraliza também a emissão dos veículos que são financiados pela instituição, sua principal linha de negócios.
Além de ser o rosto da marca, Taís terá participação na cocriação de produtos e serviços, com foco em meio ambiente e nas mulheres. O banco também irá patrocinar projetos sociais de escolha da artista.
Leia mais:
Lilly Allen fala sobre o sucesso de perfil no OnlyFans com fotos de seus pés
Nelson Motta chega aos 80 anos com livro de segredos românticos da juventude
Ministro do STF decide que Deolane Bezerra pode faltar à CPI das Apostas Esportivas
Anitta 'trolla' fãs com falsa barriga de grávida e recebe parabéns de The Weeknd
A atriz e o banco, que tem como acionistas o Grupo Votorantim e o Banco do Brasil, se aproximaram em 2020, com a campanha #LeveASerio para arrecadar recursos para os afetados pela pandemia. Na ocasião, a atriz deu voz à propaganda do BV e doou o seu cachê para a CUFA (Central Única das Favelas), com destino às mães que moram em periferias.
"O meu primeiro contato com o BV foi para somar na luta contra o coronavírus porque eu procurava empresas que pudessem criar uma campanha de conscientização comigo. Me coloquei à disposição para doar a minha voz, minha imagem, o que fosse necessário. Fiquei muito impactada pelo desejo deles de ser um banco com responsabilidade socioambiental e que fala sobre capitalismo responsável, que é o que eu acredito", disse Taís.
Taís já colabora criativamente com outras marcas, mas esta é a primeira vez que trabalha na cocriação de um banco. O movimento é semelhante à ida da cantora Anitta para o conselho de administração do Nubank.
"Não sei nada de banco, mas quero aprender e passar esse aprendizado para as pessoas. Sou uma pessoa não iniciada no assunto, como a maioria dos brasileiros. Os bancos vivem da nossa renda e não é justo que a gente não entenda para onde vai o nosso dinheiro", diz a atriz, famosa por novelas como Xica da Silva e Da Cor do Pecado.
Ela conta que até a chegada da pandemia de Covid-19, ia todo mês a uma agência bancária pagar contas com um cheque. Hoje, resolve suas pendências online.
Em seu Instagram, Taís já tem falado sobre vida financeira, de modo a descomplicar termos e produtos, um dos objetivos da parceria.
"Meu trabalho no BV é atrapalhar a vida deles para que o cliente não se enrole e para que o slogan não seja da boca para fora. Vamos pensar em como comunicar e como acompanhar o cliente para que ele não tenha dor de cabeça", brinca Taís.
A atriz se reúne com executivos do banco semanalmente e também participa em determinados encontros do comitê de sustentabilidade.
"Sempre fui vista apenas como uma mulher bonita, mas, recentemente, pessoas pararam para ouvir o que eu penso e quais são os meus valores", afirma Taís.
No final de 2020, a atriz participou de uma série de reuniões que duraram três dias com executivos do banco sobre os resultados de 2020 e planos para 2021.
"Taís nos provocou, fez perguntas que nos deixou pensando", diz Adriana Gomes, diretora executiva de clientes do BV.
Há dois anos o banco iniciou uma reformulação de marca, para se aproximar do cliente final, com uma linguagem mais simples e focada em princípios ESG (sigla do inglês Environmental, Social e Governance), que representam boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Em julho, o BV irá lançar sua conta digital com cartão de crédito e débito. No momento, ela está em fase de testes.
RAIO-X DO BV NO 1º TRIMESTRE DE 2021
Lucro líquido: R$ 357 milhões
Receita: R$ 2,288 bilhões
Funcionários: 3.969
Principais concorrentes: Bradesco, Itaú, Santander