Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Pedro Bial diz que 'Democracia em Vertigem' é ficção alucinante e tem narração insuportável

Folhapress
04 fev 2020 às 07:55
- Divulgação/Febraban
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pedro Bial, 61, provocou polêmica nesta segunda-feira (3) ao afirmar que o documentário "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, "é uma ficção alucinante" e que ele deu muita risada ao ver o filme, que é um dos indicados ao Oscar.

O apresentador falou sobre o assunto em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Achei muito engraçado o filme [Democracia em Vertigem]. É um non sequitur [inconsistência lógica] atrás do outro."

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Veja vídeo

Mano Brown comemora 54 anos cantando rap no Capão Redondo (SP)

Imagem de destaque
Evento em sua homenagem

Finalista do BBB 24, Matteus é recepcionado com 'maior linguiça do mundo' no Alegrete

Imagem de destaque
Apresentação polêmica

Ludmilla é criticada por suposta intolerância religiosa e se defende


Bial criticou a narração de Petra Costa que, na sua visão, "é miada, insuportável. "Ela fica choramingando o filme inteiro."

Publicidade


Para ele, a leitura mais interessante para o documentário é a psicanalítica. "É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, nós não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica. Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e o Lula é incrível", disse ele, em referência à aparição da mãe de Costa, que lutou contra a ditadura militar, no filme


"É uma ficção alucinante. É mais que maniqueísmo, é uma mentira", afirmou. Apesar dessas características negativas, ele disse que o "filme é bom" e que Petra tem todo o direito de colocar a sua visão da história.

Publicidade


Bial citou a análise "Imparcialidade em documentários é ideia superada há muito tempo", feita por Renato Terra, e publicada nesta segunda-feira (3), na Folha de S.Paulo. "É um artigo brilhante, dizendo que de documentário não se deve exigir informação ou objetividade, mas se espera uma experiência. E isso o documentário dela [Petra Costa] provê. Agora cada um reage à experiência de um jeito. Eu reagi às gargalhadas, outros vão reagir com raiva, outros podem reagir se sentindo representados."


Na disputa com o documentário "Indústria Americana", ele diz acreditar que a Academia dará o prêmio ao brasileiro. Mas afirmou que o sírio "For Sama" pode ganhar, embora ainda não tenha visto a produção.

Bia elogiou outras produções de Petra Costa, como "Elena", de 2012. "Eu acho bacana que ela possa fazer o filme dela, é uma ótima cineasta. 'Elena', o primeiro filme dela, é bem urdido, profundo, bem contado", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade